08 outubro 2010

Os pássaros de Edwyn Collins


Essa é a capa do novo disco de Edwyn Collins "Losing Sleep" seu primeiro trabalho depois de um derrame cerebral sofrido pelo músico em 2005.Em 2007 ele lançou o álbum "Home Again", que foi gravado antes de seu acidente vascular. Eu sempre fui fã do Edwyn Collins, desde que conheci o Orange Juice na decada de 80. Considero "You Can´t Hide Your Love Forever" um dos mais belos discos que já ouvi.Em carreira solo ele também fez grandes discos e criou até um grande hit radiofonico "Girl Like You". Pena que por aqui as rádios só lembram dele quando tocam sómente essa música, jamais ouvi alguém tocar ou citar o Orange Juice.
Numa entrevista em 2008 para o jornal Guardian na Inglaterra ele falou sobre sua paixão pelos pássaros e como isso o ajudou na sua recuperação das sequelas deixadas pelo derrame. Aos poucos seus movimentos voltaram e começou a desenhar toda espécie de pássaros e fez até uma exposição em 2008. Sua paixão pelo desenho vem desde a infância e a capa de seu novo álbum são seus desenhos de várias espécies de pássaros.
O disco é maravilhoso, com participações e ajuda de amigos e músicos que o adoram e cresceram ouvindo Orage Juice, como é o caso do Alex Kapranos do Franz Ferdinand, de Johnny Marr e os integrantes do The Cribs e ainda Roddy Frame que foi do Aztec Camera.Um excelente disco para um cara que hoje para andar precisa de uma bengala e mal consegue atravessar uma rua sózinho.Mas, Edwyn Collins é um cara determinado e conseguiu uma incrível recuperação. Depois do derrame não conseguia se movimentar e mal conseguia falar. Ouvindo o álbum "Losing Sleep" fica a impressão de que ele conseguiu realizar um sonho e fazer mais um grande disco em sua carreira, misturando a energia do punk, pós punk e northern soul.
Losing Sleep é o sétimo disco solo de Edwyn Collins aos 51 anos de idade, é o seu renascimento para música e um exemplo de vida.

Junto com a edição especial colocada à venda no mes passado pela loja Rough trade eles mandaram uma gravura de um de seus desenhos, a que eu recebi foi essa acima.
Também acompanhava o CD um bonus com 19 faixas que falam sobre pássaros, conforme a capinha abaixo:

4 comentários:

Patricia disse...

que edição linda!

Anônimo disse...

Olá Kid.Sou fã do Edwyn Collins e fico feliz de ve-lo trabalhando e bem de novo.Por falar nele,voce sabe do box set do Orange Juice,que a Domino Records lançará no começo de Novembro? Me parece que são 6 cds e um dvd.Biscoito finissimo.Abraço!

kid vinil disse...

pois é chama-se "Coals to Newcastle", isso mesmo 6 cds e um dvd, já tem na amazon para pre-order por 46 libras, que tentação!!! veja no link abaixo
http://www.amazon.co.uk/Coals-Newcastle-Boxset-Orange-Juice/dp/B0040ZTO8A/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1286980207&sr=1-1

Anônimo disse...

OI, KID! GOSTO MUITO DO SEU TRABALHO E ASSISTI UM DOS SEUS SHOWS COM O PESSOAL DOS ANOS 80! SOBRE O EDWYN COLLINS, SEMPRE FOMOS, EU E MINHA MULHER, FÃS DE ´´A Girl Like You´´! POR TALVEZ POR SER MUITO DANÇANTE... MAS FOI RECENTE QUE SOUBEMOS DO PROBLEMA DELE , JULGAMOS NÃO SER GRAVE, POIS NÃO HAVIA TANTOS DETALHES... FICAMOS SURPRESOS AO ASSISTIR O CLIPE "The Wheels of Love",PORÉM MUITO CONTENTES COM SEU POST, MUITO ESCLARECEDOR. AMAMOS OS DESENHOS DELE TAMBEM1 OBRIGADO POR COMPARTILHAR@ UM GRANDE ABRAÇO!