10 agosto 2009

WILLY DEVILLE - 1953 - 2009


Faleceu na quinta feira 06 de agosto Willy DeVille, americano de New Jersey, conhecido por seu trabalho durante o punk new wave americano como Mink DeVille.Meu primeiro contato com sua música foi nos tempos da saudosa loja paulista Wop Bop Discos. Por volta de 77 começavam a chegar na loja os primeiros discos de punk/new wave e foi lá que eu conheci Elvis Costello,Vibrators,Talking Heads,Blondie,Tuff Darts e mais uma boa parte da cena novaiorquina que tocava no CBGB. Um dos donos da loja era o jornalista Rene Ferri, que manja muito de rock and roll, principalmente roots. Lembro que o Rene às vezes me gravava em fita cassete umas compilações fabulosas de oldies. Foi ele quem me deu a dica das "pub bands" inglesas como Dr Feelgood,Nick Lowe, Dave Edmunds, The Rumour e Graham Parker. Foi graças ao Rene que eu passei a entender melhor todas as vertentes do punk e da new wave, sem me tornar um radical que gostasse só de Sex Pistols e Ramones. Descobri que existia um mundo maravilhoso além da fronteira do punk rock, que não era necessariamente punk no som, mas na atitude. Era o caso desse grupo americano que acabava de ter seu primeiro LP lançado no Brasil, Mink DeVille e o álbum "Cabretta". Sempre achei que Mink DeVille fosse o nome do cara e não da banda, mas seu verdadeiro nome é Willy DeVille. Considero "Cabretta", esse disco de estréia de Mink DeVille em 1977, um dos clássicos do punk/new wave novaiorquino. Um dos hits desse álbum é "Spanish Stroll", que tem uma construção musical que resgata backing vocals sixties e harmonias que misturam baladas mexicanas com rock and roll. Como Mink Deville ele gravou seis álbuns até 1985, todos altamente recomendáveis. A partir de 1987 passou a assinar como Willy Deville e gravou seu último álbum no ano passado, chamado "Pistola". Foram 12 álbuns como Willy Deville. No ano passado peguei um dvd chamado "Mink DeVille - Live At Montreux - 1982" um dos grandes shows de sua carreira, onde ele interpreta os grandes hits de sua primeira fase como Mink DeVille.
Mink DeVille foi um cara muito especial na minha formação musical, assim como o citado Rene Ferri, e me fez recordar uma época muito especial na minha vida. Era 1977 um tempo de grandes descobertas no terreno do punk e da new wave.

9 comentários:

Kirk Douglas disse...

Olá Kid poxa adoro seus comentários, que sempre me convencem pela sabia opiniao, cheguei a ver seu programa na cultura muito bom, apesar de nao esta tao ativo como antes ainda ouco algumas coisas da época, tem uma banda da época Eddie and The Hot Rods e o MC5, se gosta e o que sabe sobre elas. Te vi no Programa todo Seu, o Ronie até que mandou bem e voce pira em Neil Young. Me responda também no kdoulas@bol.com.br, grande abraco.

K.Douglas

PATAXO disse...

putz eu fiquei sabendo dessa morte
gosto de willy deville
o meu irmão sempre tocava as musicas dele para eu ouvir quando eu era pequeno.

Kid vinil você é foda

Alex Furtado

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP

eduardo disse...

Kid Vinil
Isso me dá Tic Tic Nervoso. Ícone do pop-rock dos anos 80, Kid Vinil faz show e conta onde é encontrado na internet http://videolog.uol.com.br/video?473093 http://www.youtube.com/watch?v=rJ0VM3mPiak

abdalah disse...

Kid, ce falou da Wop Bop e me bateu uma saudade do WOP BOP Fanzine. Meu sonho era ter a coleção inteira desde o primeiro numero. O rene era um cara fantastico. Acho ele hoje em dia um cara meio Syd Barrett e que ainda teria muito a dizer.

Anônimo disse...

Caro Kid, ao fazer esta homenagem ao De Ville vc retratou muito bem uma época memorável. Eu também nesta época conheci Elvis Costello, Dave Edmunds (alías não sei qual versão de Girls Talk é melhor), Dr. Fellgood, The Television, etc. e eu (numa visão muito particular) não fazia distinção desta new wave do punk. Quanto ao René Ferri ser conhecedor de oldies, basta falar das matérias publicadas no fanzine SPALT. Acho que dali saiu a única publicação no Brasil sobre Bobby Fuller Fuor e uma sensacional sobre Eddie Cochran que até hoje não esqueci...

Anônimo disse...

Creating [b][url=http://www.pakiart.pl]torby papierowe[/url][/b] paper bags is the blame of a discrete, not to say that zawikłanym and oft exhausting. The production get ready begins with the preparation of the work, which next necessity zaakcpetować interesantm occasion is printed on the chosen in most cases take coated or kraft article weights from 80 - 150 to 200 up to 275 g/m2. Square printing is done or sitodrukowo. Ecological gift-wrapping bags are produced in acutely complex, multifaceted process. next step is the lamination. You can hone with glistening or matte. Finishing can be matt or shiny. Another genus of undertaking is, UV varnishing. The so-called. selective UV varnish. Ultimately, you for to choose ordered handles script despatch-case organic. It may be a exhibition of polyester twine, or cotton mats. On it can be worn with lure handles scrap (this is a expected Szurek with twisted post). Another emulsion is to manipulate brackets in the custom of pasted daily ribbon which is formed by means of repeatedly submitting the paper. As you can conscious of is a assemblage of out of the ordinary and occasionally unusual solutions. However the manufacturing development is eco-type bags complex, toilsome and desideratum to confiture eminent carefulness at every measure, conspicuously since the damp squib at the start of work may originator sardonic consequences. In an unfinished forecast, there is no possibility to at hand the completion of the agreement means a perfect organic mould daily bags. Eco bags - the mostly country.

Anônimo disse...

Best Forex Brokers stp ndd ecn http://4runnerforex.com
free metatrader demo, the top forex broker is 4runnerforex tight low spreads.

Maomé disse...

Puta-qui-parili !!! Consegui este Mink DeVille, em vinil nacional, e zeradiiinnhooo no site Mercado Livre, a uns 2 anos, discão !!!