16 março 2009

MÊS DAS MULHERES


Março é definitivamente o mês das mulheres no rock, nunca vi tanta proposta feminina de qualidade como nesse mes de março de 2009. Como se não bastasse meu post sobre as novas mulheres do rock no yahoo e meu podcast no blog da mtv sobre as mulheres modernas, deixo ainda esse post sobre tres dos mais recentes lançamentos com interpretes femininas.
A primeira é Mirah, uma interprete e compositora de Washington, que começou em 2000 lançando seu primeiro álbum pela K Records. Mirah era considerada em sua cidade como a voz mais sexy do rock e às vezes comparada a Liz Phair. Seu estilo lo-fi chamou a atenção de Phil Evrum da banda Microfones, que imediatamente a chamou pra participar em seu disco e excursionar com a banda. Lançando seu quarto álbum esta semana chamado A(Spera), um titulo com alguma referencia a lingua portuguesa, e o mais interessante é que Mirah cita entre as influencias desse álbum a Tropicália. Uma parte da produção ficou mais uma vez por conta de Phil Evrum. Se voce gosta de Nina Nastasia,Bjork, Laura Veirs, Suzanne Vega ou Bat For Lashes com certeza vai se apaixonar por Mirah.

Por coincidencia ou não esta semana os dois discos recomendados pelas duas principais lojas independentes britanicas, a Rough Trade e a Norman, são de mulheres. A Norman recomendou o álbum de Mirah (comentado acima) e a Rough Trade deu como disco da semana o novo CD de Marissa Nadler. Nascida em Massachussets ela mistura tradicional música folk britanica com o pop. Marissa lançou seu primeiro álbum em 2004, e agora sai "Little Hells" seu quarto trabalho, um disco inspirado em Joni Mitchell e Neil Young, com maravilhosas baladas na doce voz de Marissa Nadler.Se voce gosta de Espers, Joanna Newsom, Throwing Muses e Kate Bush, vai adorar Marissa Nadler.

A terceira das mulheres de março é algo mais experimental, recomendada há duas semanas atrás pela Rough Trade e pela Norman, fiquei curuioso pelo som da Micachu and The Shapes e corri no myspace dela pra conferir. Mica Levi a tal Micachu tem 21 anos e lança seu cd de estréia "Jewellery", uma mistura de influencias pós punk, folk e pop.Ao vivo Micachu se apresenta com um baterista e uma tecladista, além de cantar ela toca guitarra e instrumentos acústicos.

5 comentários:

Karate Inferno disse...

E não esquece que ainda tem o Dimitri Pellz, a banda com a mulher mais massa do rock brazuca hoje em dia! Falando nisso, na sua última discotecada por CAMPO GRANDE um CD deles caiu na sua mão. Conseguiu ouvir?
Pra quem quiser ver o som www.myspace.com/dimitripellz

Gisele Santos - Redação MRC disse...

hey kid, tudo bem? eu sou a gisele do mundo rock de calcinha, e mandei email pra você, tentei te add no orku também, ok
preciso muito muito falar com vc
bju

Anônimo disse...

Mirah tem um voz peculiar ! Me rendí quando eu a ví tocando naquela coletânea chamada Burn to Shine. Arranjos bons e letras pra lá de interessantes.

Borracha

Anônimo disse...

Cara, e aquela maluca da Stina ? Sumiu ? O álbum People are Strange era tão bom.....

Borracha

Anônimo disse...

Kid ! Chegaram os EPs do Beirut nas minhas mãos ! Bom e curioso...

Viu que o Decemberists soltou outro álbum ?

Falando em mulheres, dei uma conferida naquele Fever Ray e, bom, muito bom.

Borracha