26 fevereiro 2009

A era dos cristais


Não sei se é falta de criatividade pra se nomear bandas, ou se todo mundo se amarra nos cristais. Primeiro vieram os canadenses do Crystal Castles. O duo eletronico fez, como muitos de voces sabem, um dos melhores álbuns desse novo pop eletronico em 2008.
Claro que não vou citar outros cristais do passado como Crystal Method, ou a cantora Crystal Gayle e outros menos cotados.

O segundo dessa trilogia dos cristais é o grupo novaiorquino Crystal Stilts, que também no final do ano passado lançou o álbum "Alight Of Night", outro elogiadíssimo lançamento. Mas, cada cristal tem um brilho diferente, essse Crystal Stilts, explora aquela famosa vertente da C86 (The Pastels,Shop Assistants,June Brides,Jasmine Minks,Mighty Lemon Drops,etc.) e ainda Spacemen 3, Jesus and Mary Chain e My Bloody Valentine e o pai de todos Velvet Underground. Um belissimo disco que merece ser ouvido de ponta a ponta, mesmo que soe às vezes parecido com suas referencias.

E completantdo a recente trilogia dos cristais temos o lançamento do album de estréia dos californianos do Crystal Antlers, que fazem um som mais barulhento inspirado na banda sixties favorita deles, o Music Machine. Há quem diga que eles são uma mistura de Blue Cheer com a energia de uma Mahavishinu Orchestra. O uso dos teclados é que dá a cara sixties da banda, mas as guitarras distorcidas às vezes lembram a fase mais "noise" do Sonic Youth. O álbum de estréia "Tentacles" sai nas próximas semanas, no final de 2008 eles lançaram um EP de estréia com 6 músicas, classificadas pelo pitchfork como 'Merging Psych, garage, lo-fi, prog e uma porrada de influencias.

6 comentários:

Charles disse...

Olá Kid! Olha, indiquei o seu blog para o Prêmio Dardos o lance que tá rolando na blogosfera. Dá uma chegada lá no RFM para entender melhor. Abraço!

osvaldo.barros disse...

Como diria o saudoso João Saldanha "ninguem é filho de chocadeira".
Em relação ao grupo novaiorquino Crystal Stilts a sonoridade do álbum é uma emulação do Jesus and Mary Chain nos seus melhores momentos.
Tal referência não poderia ser melhor de modo que caro Kid Vinil o disco merece várias audições, mas fica aquele gostinho com sabor de indagação, não seria melhor ouvir a banda dos irmão Reid?

Daydreaming disse...

Kid, seu blog é sempre uma grande fonte de informações, parabéns! Dê uma conferida no nosso também, tem como mote uma festa que criamos no Rio e falamos de sons psicodélicos, espaciais, viajantes...shoegaze, dream-pop e o que mais puder ser englobado.

abraços!

Daniel Lopes disse...

Feliz Aniversario Kid

Charles disse...

Kid FELIZ ANIVERÁSRIO!!!Muitas felicidades, muitos anos de música!! valeu!!

O Rock For Masses foi deletado pelo Wordpress, vou dar um tempinho de alguns dias, vou repensar o blog, por enquanto ainda tem o rockformasses2.blogspot.com ou no email rockformasses@hotmail.com

The Batman disse...

Ôxe, e cadê Crystal Waters, a mulher que nos "presenteou" com "Gypsy Woman" (la-ra-ri, la-ri-ra...)?

Brincadeira, pode deixá-la no limbo mesmo. =P