01 dezembro 2008

Chan Marshall é a figura mais "cool" de 2008



Essa história de lista das pessoas mais "cool" de 2008 esse ano não surtiu muito efeito. A lista publicada pelo NME no mês passado, passou despercebida.
Além do que na opinião do NME "cool" são aqueles "hypados" pelo jornal.
Como a mulher mais "cool" da música pop em 2008 não aparece nessa lista?
Chan Marshall a famosa Cat Power na minha opinião é a mais "cool" de 2008, 2009, 2010....
Desde que comecei a lançar os discos da Matador pela Trama em 2000, sempre fui vidrado pela Chan Marshal e os discos da Cat Power.
Antes dela vir pro Brasil fiz uma entrevista espetacular com ela durante a festa dos 10 anos do selo Matador Records em NY. Que mulher inteligente e apaixonante, de um bom gosto musical dificil de encontrar nas musas da nova geração.
No ano passado Chan Marshall atingiu sua maturidade musical ao lançar o álbum "The Greatest", acompanhada de músicos americanos e veteranos da chamada "Southern Soul Music".
Neste ano de 2008 ela lançou outra grande prova de seu bom gosto musical, o álbum "Jukebox", onde ela faz um tributo aos grandes vocalistas que a influenciaram.
Pra minha surpresa esta semana encontrei no "bolachas grátis", um EP só de covers
que está pra ser lançado, chamado "Dark End Of The Street". Segundo a Matador as 6 faixas desse EP, que será lançado no dia 09 de dezembro, são músicas que não entraram na edição de "Jukebox", são elas:
1. Dark End Of The Street (James Carr, Aretha Franklin) *
2. Fortunate Son (Creedence Clearwater Revival)
3. Ye Auld Triangle (The Pogues) *
4. I’ve Been Loving You Too Long (To Stop Now) (Otis Redding)
5. Who Knows Where The Time Goes (Sandy Denny / Fairport Convention) *
6. It Ain’t Fair (Aretha Franklin)

É impressionante ouvi-la cantando "Fortunate Son" do Creedence, re-arranjada naquela levada peculiar de Chan Marshall, quem conhece o primeiro disco de versões, "The Covers Record (2000)" do Cat Power sabe do que estou falando.
A seleção desse pequeno repertório dá uma clara idéia da cultura musical de Chan Marshall, é genial incluir num mesmo repertório Pogues, Fairport Convention, Aretha Franklin e Otis Redding. Já ouvi muitas versões de "I´ve Been Loving You Too Long" de Otis Redding, mas esta da Cat Power me deixou emocionado. Se voce gosta de Cat Power não perca tempo, vá nesse link do bolachas grátis e ouça esse novo EP.
http://bolachasgratis.baywords.com/?p=3081

O primeiro posto da lista dos mais "cool" de 2008 ficou para Alice Glass a vocalista do duo canandense Crystal Castles. Não tiro os méritos da dupla, que aliás foi capa do NME duas vezes em 2008. Realmente o disco de estréia do duo está na minha lista dos melhores de 2008, mas na minha opinião Chan Marshall é a mais "cool" de 2008


No ano passado nossa Lovefoxx foi a mulher mais "cool" eleita pelo NME, em 2008 ela ficou com a posição de numero 32, e o comentário foi que apesar do album "Donkey" do CSS não superar o primeiro disco, Lovefoxx continuou brilhando nos palcos britanicos.

6 comentários:

Anônimo disse...

moon pictures!

dani. disse...

ela é a mais cool sempre! que voz, que repertório, que tudo. sou fã e veria o show dela todo dia, se pudesse (ou tivesse)
=)

naiara disse...

chan é musa!

samuel disse...

Cadê a sua lista dos melhores de 2008? Um grande abraço!
Ps. Adorei o site que só descobri esta semana.

On The Rocks disse...

Kid,

cheguei aqui por acaso. não sabia que você tem blog...

em minha opinião chan marchall é a mulher mais cool do ano!

abs

p.s: passa no meu blog depois.

Anônimo disse...

Excellent post. Keep writing such kind of info on your page.

Im really impressed by it.
Hello there, You've performed an incredible job. I will definitely digg it and personally recommend to my friends. I am confident they will be benefited from this site.
Feel free to surf my website r&b music