27 outubro 2008

Mais bandas do Brooklyn, NY


Já comentei por aqui e no podcast, (aliás já estamos indo pro numero 10 do Artrock)que o Brooklyn em NY é a nova sede criativa do indie rock americano. Nunca vi tanta banda legal sair de um mesmo lugar. Prova disso são minhas tres próximas dicas.
A primeira é um dos meus discos favoritos de 2008 "In Ear Park" do Department Of Eagles. O mesmo impacto que me causou no ano passado o álbum "Person Pitch" do Panda Bear, veio com esse "In Ear Park". Concebido por dois amigos de escola Fred Nicolaus e Daniel Rossen, o projeto existe desde 2000 quando atendiam pelo nome de "the Whitey on the Moon UK",mas em 2003 uma banda San Francisco já usava o mesmo nome, então mudaram para Department Of Eagles. Essa obra prima de 2008 "In Ear Park" é o segundo disco deles e conta com a participação dos amigos da outra banda de Daniel Rossen, o Grizzly Bear.

A sonoridade e a delicadeza dos arranjos lembra seus amigos do Animal Collective e ao mesmo tempo traz referencias de Van Dyke Parks. Esse disco Daniel Rossen dedicou ao seu falecido pai,e o titulo "In Ear Park" é uma referencia às memórias de infancia, de um parque onde ele passeava com seu pai.
http://bolachasgratis.baywords.com/?p=1128

A grande influência no trabalho do Department of Eagles é sem dúvida esse disco do compositor, músico e arranjador americano Van Dyke Parks. "Song Cycle" foi o primeiro disco de Van Dyke Parks, que começou jovem como cria de Phil Spector, tocou teclado no álbum "Fifth Dimension" dos Byrds. Em 1965 foi apresentado a Brian Wilson dos Beach Boys e contribuiu para o álbum "Smile" a obra inacabada dos Beach Boys, que só foi completada em 2004. Em 1966 quando eles interromperam as sessões de gravação de "Smile", Van Dyke Parks resolveu fazer seu álbum de estréia. Em 1968 era lançado "Song Cycle" um dos mais obscuros clássicos do chamado "Baroque Pop". Uma obra prima sem precedentes, onde ele mistura psicodelismo, arranjos orquestrais,bluegrass e ragtime. Além de suas composições, nesse disco ele regravou "Colours" um clássico de Donovan e abre o álbum com "Vine Street" de Randy Newman. Pra quem não conhece a obra de Van Dyke Parks eu recomendo os dois primeiros álbuns "Song Cycle" (1968) e "Discover America" (1972)

O duo High Places também do Brooklyn, Rob Barber e Mary Person, também foram comparados com Panda Bear e El Guincho, mas vão um pouco além em suas experiencias musicais. Usando não sómente instrumentos convencionais, mas utilizando até uma parafernália doméstica percussiva. O disco foi gravado no apartamento do casal no Brooklyn e os utensilios de cozinha foram utilizados como percussão. Talvez um dos trabalhos mais ousados dessa turma do Brooklyn, onde misturam indie pop, musica eletronica, world music, dub e referencias jazzisticas.
http://www.myspace.com/hellohighplaces

Pra encerrar esse talvez seja o mais pop das tres dicas do Brooklyn, o Crystal Stilts, que me fez lembrar Spaceman 3,Spiritualized, Velvet Underground, Suicide, My Bloody Valentine e naturalmente The Jesus And Mary Chain. O grupo acaba de lançar seu segundo álbum "Alight Of Night", um dos grandes discos de 2008. Ao mesmo tempo que o disco parece soar nostálgico diante de tantas referencias, ele também representa um passo à frente pra essa geração influenciada pelo pós punk.
http://www.myspace.com/crystalstilts

6 comentários:

Anônimo disse...

Ai meu pobre bolso....


Borracha

Carlos. disse...

Baixei o Departament of Eagles uns dias atrás e tenho curtido muito. tremenda banda!

Anônimo disse...

conheci esse album do van dyke parks atraves de vc mesmo uns atras numa materia da showbizz em q vc falava desse disco, dps de algum tempo qd tive intenet baixei e achei um puta disco mesmo.

Charles disse...

Kid obrigado pela força, valeu!

r_alencar disse...

as caras são de nerd, mas a música é boa!

Filipe MalKaviaN disse...

Ae. Conheci o blog através do Almanque do Rock, que ganhei numa promoção da Ediouro no orkut. Sou amante do Rock n' Roll e há muito tempo procuro alguém que indique boas bandas novas para conhecer. Grande iniciativa!
Forte abraço, sucesso e rock n' roll!