15 setembro 2008

Americanos


Tenho a nítida impressão de que 2008 é o ano do novo rock americano. A maioria dos bons discos que ouvi até agora são de bandas da América.Já comentei aqui do Fleet Foxes, Vampire Weekend, Black Kids, Hold Steady, Jay Reatard, Black Lips e White Denim.
Agora existem duas perolas que acabo de adquirir os CDs (coisa do passado né? comprar CDs) mas eu ainda tenho esse vício quando gosto de uma banda, não me conformo com uma cópia e aquele som comprimido sem graça. Isso aconteceu com o CD de Bon Iver, tem que ser original pra se sacar todas as nuances de um dos mais belos discos acústicos gravados este ano. Bon Iver é na verdade um americano chamado Justin Vernon, que há uns anos atrás tinha um banda indie-folk chamada DeYarmond Edison na linha do Iron & Wine e das coisas do Bonnie "Prince" Billy. Quando a banda acabou ele adotou esse pseudonimo que em frances quer dizer "good Winter" ou "bom inverno", pronuncia-se "bohn eevair". Este cd de estréia foi gravado em 2007 e lançado de forma independente chamando atenção do Pitchfork e do New York Times, que chamou o disco de "irresistível". No inicio de 2008 o selo indie Jagjagwar, licenciou a master desse disco e o lançou oficialmente.
Estou apaixonado por esse disco, quem sabe ele será o meu eleito como melhor disco de 2008. Um trabalho que me conquistou até pela forma com que ele foi concebido, Justin se refugiou numa cabana de seu pai num bosque de Wisconsin, durante o inverno e ficou por lá sózinho durante quase três meses gravando esse disco. Às vezes fica impossível acreditar que uma só pessoa conseguiu gravar um álbum tão maravilhoso.
São apenas 9 faixas somando 37 minutos e não me canso de voltar e ouvir tudo novamente. A voz de Justin Vernon é algo tão harmonico que parece um instrumento.O álbum "For Emma, Forever Ago" parece um diário pessoal de Justin contando suas frustrações, seu medo e toda agonia de três meses confinado numa cabana.
No final da postagem deixo uma apresentação ao vivo de Bon Iver no programa "Later" de Jools Holland, onde ele o apresenta como um cara que gravou um belíssimo disco numa cabana.

SHEARWATER
Aproveitando esse gancho de novas bandas americanas vou comentar sobre o Shearwater, uma outra paixão recente, pois já era fã do Okervill River e daí descobri esse projeto do Will Sheff. Inspirados em Leonard Cohen, Nick Drake e seguindo a linha dos mais recentes como Bill Callahan e Will Oldham. Só abrindo um parênteses aqui, semana passada fui ver o Bill Callahan no Studio SP e adorei a apresentação dele sómente na guitarra e um batera o acompanhando, a voz de Bill Callahan é espetacular, algo entre Leonard Cohen, Lou Reed e Leon Russel. Salve o Smog!
Voltando ao Shearwater que já conta com cinco álbuns lançados, recomendo os dois mais recentes editados pela Matador, "Palo Santo" de 2006 e este mais novo chamado "Rook", mais um dos meus candidatos ao melhor de 2008.

6 comentários:

Alexandre disse...

Kid...Tu tem q ler essa...

http://www.fotolog.com/hammurabi76/17473427

kid vinil disse...

Oi Alexandre,
Na verdade existe um grande equívoco naquilo que o cara escreveu no fotolog, com certeza ele não foi ao show. Muito pelo contrário o público não queria deixar eu sair do palco, cantei por quase 2 horas, foi um puta show com uma banda local chamada Mr Simple que tinha uma baterista animal. Realmente ele não foi ao show, abs

Anônimo disse...

Comparações a parte, o tal Iver me lembra um pouco o David Bazan !

Kid, White Denin é bom demais ! Já estou atrás do albúm.

Semana passada, a Parasol me entregou o último do QUASI e a BBC do The Jam (dupla)...


Inté.



Borracha

themusicilike disse...

só para ilustrar tem uma música do Shearwate no podcast do Kid, o de número 3.
abraços a todos!

giancarlo rufatto disse...

quando o disco de Bon Iver foi lançado no fim de 2007, baxei e não dei muita bola, a capa ainda era a outra, desenhada e tal. Mas olhando videos do Jools Holand acabei vendo essa apresentação do rapaz sozinho se esguelando e foi isso. "eu sei que eu tenho esse disco aqui em algum lugar" só não fica na frente do Al green.

Fernanda Alcantara disse...

Dá uma olhada nesse show do Shearwater. Dá vontade de chorar com Leviathan, Bound.
http://www.baeblemusic.com/Concerts/FlorenceGould/Shearwater.aspx

Tem um disco "novo" deles rolando aí, já ouviu? The Snow Leopard EP

Tou em lua-de-mel com o som desses caras.