16 julho 2008

XX Teens


Na nova edição da revista Artrocker o XX Teens está mais uma vez na capa e a chamada é bem pretensiosa "O Novo Velvet Underground?". Com certeza nada a ver, pois a primeira vez que ouvi a banda eles ainda atendiam pelo antigo nome Xerox Teens, isso foi no começo do ano passado quando peguei o single Darlin´. O nome da banda teve que ser mudado pois a empresa Xerox não permitiu o uso do nome e eles mudaram para XX Teens. Nesse post temos as duas Artrocker que eles foram capa, na segunda foto quando eles ainda atendiam por Xerox Teens em maio de 2007. Essa primeira fase da banda era até mais experimental do que o som que se ouve agora no álbum de estréia "Welcome To The Goon Island".A música "Darlin´" cujo clip eu coloquei no final da postagem é uma canção espetacular com um arranjo que mais parece um cruzamento de Fall com Frank Zappa e Captain Beefheart. Essa complexidade musical não durou muito, pois a banda às vesperas de gravar o álbum de estréia por uma grande gravadora além da mudança do nome, mudou sua formação e deu uma enxugada no som.

A principio me parecia algo assustador pensar que aquela tão promissora banda britanica cedeu aos encantos de uma grande gravadora. Por sorte nem tudo está perdido como provaram em seus singles "How To Reduce the Chances of Being a Terror Victm" e no mais recente "Only You". O XX Teens conseguiu manter a essência daquele experimentalismo incial e fez disso um dos discos de estréia mais instigantes de 2008
Vale a pena visitar o site deles, http://www.xxteens.co.uk/ ou se quiser pegar o disco vá no blog http://rockformasses.blogspot.com/ (hoje tem até o novo Primal Scream)
Abaixo segue o clip de "Darlin" um quase curta metragem e muito bem produzido.

2 comentários:

Charles disse...

Valeu Kid!! Muito obrigado pela indicação do Rock For Masses. Um abraço!!

Anônimo disse...

Kid,

Tinha ouvido falar dos caras, ouví alguma coisa do primeiro álbum, achei bacana, etc e tal. O segundo, ta OK, realmente tem algo de Fall aí no meio.

Bom, por enquanto, estou aqui em Strasbourg, onde nada anda acontecendo, exceto bebedeiras, turistas, etc e tal.

Me contento em andar pela cidade ouvindo Fugazi e o último do Spiritualized.

Le Gomme.