28 julho 2008

Kitty, Daisy & Lewis


Há algumas semanas uma lojinha inglesa de compactos de vinil deu como single da semana a música "Going Up The Country" interpretada pelo trio Kitty, Daisy & Lewis. Imediatamente fui até o myspace deles http://www.myspace.com/kittydaisyandlewis e fiquei fascinado com o trio. Nunca imaginava que tres crianças inglesas teriam a habilidade de fazer rockabilly e hillbilly com tanta competencia. Kitty tem 15 anos, Daisy 20 e Lewis 17. Os irmãos começaram a tocar há sete anos atrás incentivados pelo pai e sua coleção de "roots" do rock and roll que incluiam aqueles antigos bolachões de 78 rotações. Nesse meio tempo o trio aprendeu a tocar vários instrumentos, que eles revezam ao vivo. O primeiro lançamento em cd do trio curiosamente não foi um disco deles, mas uma coletanea de "oldies" que mostram suas influencias. A capinha do cd duplo é a foto acima que abre a postagem.

Depois disso o trio lançou dois compactos pelo selo ingles Sunday Best, o mais recente é "Going Up The Country" a música que me chamou atenção, um antigo blues que fez muito sucesso no final da decada de 60 com a minha mais amada banda de blues psicodélico de todos os tempos o Canned Heat. Também foi tema do documentário/filme Woodstock lançado em 1970.
O álbum de estréia do Kitty, Daisy & Lewis acaba de sair na Inglaterra, mas a critica nem se interessou pelo disco pois muitos criticos britanicos acham que a fórmula do rockabilly é algo desgastado e datado e ninguém dá a mínima. Um exemplo disso foi o recente cd de estréia do Vincent Vincent & The Villains, outra sensacional banda de rockabilly totalmente ignorada pela mídia inglesa. Indiferentes a tudo isso o trio se apresentou recentemente no festival de Glastonbury e tapou a boca de muito critico arrogante. É prazeiroso ouvir tres crianças dessas fazendo um som tão crú, tudo foi gravado de forma análoga, num estúdio caseiro e com um resultado vintage, nos dando a perfeita impressão de um disco gravado na decada de 50 no lendário estúdio de Sam Phillips, a "Sun Records".
Talvez até em homenagem ao pai o trio resolveu lançar uma edição especial desse cd de estréia numa caixa contendo cinco bolachões daqueles bem antigos que rodam em 78 rotações. (Fiquei desesperado pois não tenho mais vitrola com 78 rotações, preciso comprar uma ou um gramofone urgentemente, existe fetiche maior do que ter essa caixa com 5 vinis?) No site da gravadora Sunday Best voce pode encontrar essa tal caixa que estou falando http://www.sundaybest.net/
Outra coisa bem legal no som da banda é que a voz de Daisy me faz lembrar bastante uma cantora de rockabilly dos anos 50 que eu amo desde garoto, seu nome é Wanda Jackson.
Deem uma olhada nesse vídeo de "Going Up The Country" e depois me digam se não é maravilhoso ver essa juventude fazendo rockabilly de verdade, mas sem essa de saudosismo. Se Amy Winehouse, Duffy e sei lá quem mais podem beber na fonte Motown e todo mundo acha moderno, porque não ir mais fundo e explorar as raízes do rock and roll como fizeram essas tres magnificas crianças londrinas.

19 comentários:

rmelo disse...

é incrivel como na gringa sempre esta aprecendo banda da mulecada.
e direto.
sempre pipoca uma boa banda. e incrivel tambem como no brasil nao aparece..
quando aparece, ja vem com a formula tv+radio!
rock on braSil

Carlos. disse...

ótimas dicas kid.

viva o rockabilly !

Carlos. disse...

ótimas dicas kid.

viva o rockabilly !

Anônimo disse...

Bela pérola esta !


Borracha

No Milk Today disse...

Maravilha, Kid!!!

Valeu e obrigado por nos indicar tudo isso!!

Abraço
Neto
No Milk Today

Gabriel disse...

Boooa Kid! O climão 50´ ficou bem feito mesmo...massa

Que Deus abençoe essa juventude!

cheers..

cristiano dias disse...

Oi Kid. Muito legal a discussão q vc fez sobre o brit pop lá no site da 91Rock, gostaria de te sugerir de continuar abordando o tema, mostrar como era na década de 90, etc, pq sem dúvida pra quem gosta de um bom rock, é uma influencia marcante.

Hudson disse...

Muuuuuuuuuito bom!
Como vc disse, tem um baú de coisas interessantes para a molecada explorar.

lan disse...

ola tudo bem?
o trio kitty,daisy and lewis,conheci em uma pesquisa se existia outras bandas que tb gravaram a musica going up the country(essa musica ñ é do canned heat,na verdade é um blues ade 1927 chamado originalmente bulldoze blues no do autor henry thomas).
conheci o trio no final de 2006 existe uma gravação nos estudios da bbc tocando going up the country.
abraços
luiz arnone

kid vinil disse...

legal Luiz, valeu pela dica, já dei uma corrigida no texto, abs

Alex disse...

Ótima dica!

João Nunes disse...

Legal o blog kid, acabei achando aqui pelo blog da 91, tá bem legal o blog legal, até comentei la pra vc atualiza-lo

bruno_czz disse...

Muito bacana mesmo o trabalho deles mas o que me impressionou mesmo foi a versão de MEAN SON OF A GUN do Deke Dickerson .

http://www.youtube.com/watch?v=nOlspoDsx6g

Agora o lance é conseguir um toca discos que gire a 78, tbm nao tenho mais ,só sei que esse box com os 5 Lp's virou fetiche mesmo . Muito Obrigado Kid por me levar a falencia mais uma vez .RSSSSSSSSSSSS

Valeu a dica!!!

Daniel Poeira disse...

Ufa, às vezes parece que eu sou a última pessoa que ainda se importa com o Canned Heat.

Vou correndo comprar 3 filhos para mim e fazer uma banda igual a essa.

fabiopires disse...

Estou surpreso, isso é uma alucinação ??Surreal três adolescentes fazerem um som dos anos 40-50 no século 21, belisquem-me.Valeu Kid, suas informações são sempre bem-vindas.Vou atrás.

Ana Ana disse...

Obrigada por encher meu hd com músicas que prestam.

Saudade desse tipo de blog.

Beijos,Ana

Anônimo disse...

Curti, soa gostoso de ouvir. Boa dica.

abraco!

Beto Kitagawa

Adri disse...

oi, kid! uma pena eu não ter podido estar no lançamento do livro Almanaque do Rock! eu comprei um exemplar na fenac no dia 19/08 (um dia antes do lançamento oficial) pra dar de presente pro meu namorado que ama rock, assim como vc...

aproveito pra te convidar pra dar uma passada no blog dele:

http://mundocontroverso.blogspot.com

vimos essa semana o documentário sobre o punk no Brasil - Botinada. adorei!

um beijão e boa semana pra vc

Adri disse...

EXCELENTE POST!

vc tem toda razão! tem mta gente q faz coisa maravilhosa e ninguém nem fica sabendo. ainda bem q existe vc pra garimpar essas coisas incríveis e compartilhar com todo mundo!

beijão!