16 junho 2008

Fleet Foxes, Pearls Before Swine, David Crosby, Sandy Denny e Fairport Convention


A música folk continua em alta no mundo indie, de Malu Magalhães a Laura Marling, as novas gerações estão bebendo na fonte do folk rock. Eu particularmente acho ótimo que isso aconteça, pois ainda esse ano teremos a oportunidade de assistir por aqui até Leonard Cohen, depois do glorioso Dylan.
Essa postagem é pra falar um pouco sobre algumas coisas que eu gosto da música folk e também que me deparei recentemente com uma das mais preciosas bandas de folk dessa nova geração, o Fleet Foxes. Um quinteto de Seattle fazendo esse tipo de música? Pois é, quase vinte anos depois do grunge, Seattle não é mais a mesma, musicalmente a cidade mudou e muito.
O Fleet Foxes antes desse album lançou apenas um celebrado single no incio deste ano chamado "Sun Giant" EP pela Sub Pop ( a mesma gravadora que inventou o grunge do Mudohoney e do Nirvana, entre outros).
Agora os garotos lançam seu álbum de estréia e que grata supresa, ouvir vocalizações inspiradas ao mesmo tempo em Crosby, Stills, Nash & Young, Fairport Convention,Beach Boys, Byrds, The Association e Neil Young. A banda descreve a música que eles fazem como "baroque harmonic pop jams".
Só ouvindo pra acreditar na sonoridade dos caras, vá no myspace deles e confira:
http://www.myspace.com/fleetfoxes

Seguem abaixo algumas referencias encontradas no som do Fleet Foxes e algumas dicas de clássicos do folk rock.
A primeira vem não só do som, mas também na inspiração da capa, assim que vi a arte da capa do Fleet Foxes lembrei da capa do clássico da música folk de 1968 "Balaklava" do Pearls Before Swine, um projeto de um artista folk da Florida chamado Tom Rapp, que acabou colocando na historia do folk rock dois dos álbuns mais cult do genero, esse da capa abaixo e o primeiro disco "One Nation Underground" de 1967.
Mas o detalhe principal é que a capa do Fleet Foxes é do pintor holandes Brueghel The Elder(1525 - 1569), assim como a capa do Pearls Before Swine, vejam a semelhança dos traços, mera coincidencia ou inspiração? Apesar dos quadros serem pinturas diferentes do mesmo artista. Ouvindo "Balaklava" cheguei a conclusão que a inspiração do Fleet Foxes também foi musical.

Outro disco que o Fleet Foxes até cita como uma inspiração pro trabalho deles é o primeiro álbum solo de David Crosby "If I Could Only Remember my name" de 1971, (capa abaixo) um clássico daqueles rejeitados pela critica e sómente reconhecido decadas depois.
Esse disco é uma daquelas maravilhas obscuras da música pop, tem participações de Neil Young, Joni Mitchell,Grace Slick, Graham Nash e Jerry Garcia. Parece um disco do CSNY, cada faixa tem um toque especial de alguma canção do grupo, mas tudo com a doce e melodiosa voz de David Crosby, um disco altamente recomendável!!!!
Não poderia deixar de citar um disco que estou ouvindo sem parar ultimamente, o segundo solo
de Sandy Denny do Fairport Convention,lançado em 1972. Sandy Denny foi uma das vozes mais lindas do folk britanico, e esse segundo disco permanece atualissimo. Recentemente peguei uma edição remasterizada com faixas bonus e fiquei encantado com a beleza desse álbum.
Também foi editada no incio deste ano uma caixa especial com todas as sessions que Sandy fez pra BBC, uma maravilha!!!


E aproveitando vou citar mais tres discos influentes no trabalho do Fleet Foxes e que considero essenciais dentro da discografia do Fairport Convention.
Antes disso gostaria de citar que outro grande fã do Fairport Convention é Stephen Malkmus (ex-Pavement). Lembro que quando ele tocou em SP, eu o entrevistei e estava com um CD do Fairport Convention e ele me disse que era uma de suas bandas prediletas do folk rock britanico. Pra minha surpresa à noite durante o show ele me dedicou uma música do Fairport Convention.

Unhalfbricking(1969) capa acima, é o terceiro disco do Fairport Convention, e traz além das composições geniais de Richard Thompson e Sandy Denny, três canções de Bob Dylan, como dizem os americanos "extremely highly recommended".

A segunda recomendação da discografia do Fairport Convention é "Full House", o quinto álbum do grupo lançado em 1970, após a saida de Sandy Denny e do baixista Ashley Hutchings. Um disco pra provar que a banda tinha futuro mesmo sem Sandy Denny.

Pra encerrar faltou só a capinha pra ilustrar, "Liege & Lief" a obra prima de 1969, o disco que mudou a cara do rock ingles e instaurou definitivamente o estilo folk rock britanico.
Outro daqueles altamente recomendados se voce quiser conhecer um grande clássico do gênero.












































9 comentários:

Rico Tada disse...

Gozado que ontem mesmo eu tinha postado sobre o Fleet Foxes no meu site (http://www.tada.com.br/2008/06/16/fleet-foxes-fleet-foxes/). A banda é ducaralho, assim como as muitas coisas folk que estão surgindo. Não sabia do seu blog kid, agora que vi essa sintonia (inclusive na sua postagem sobre o Spiritualized), vou passar sempre por aqui.

Charles disse...

Um dos melhores discos da década esse do Fleet Foxes,também postei no meu blog: rockformasses.blogspot.com
Sensacional! Charles.

DG disse...

Fala Kid!
Belíssimo post!
Caberia um Tim Buckley aí tb, não?
Abração!
http://bifecomxuxu.blogspot.com

rick disse...

Adorei, muito obrigado Kid. Essa banda Fleet Foxes é muito boa mesmo. Quem disse que os clássicos são coisa só do passado. Concordo com o dg que faltou Tim Buckley, ok, mas sobrou Fairport Convention e Sandy Denny. Abraços. Que tal falar sobre o novo sucesso do Sigur Rós? Adorei o novo álbum deles lançado na net. Você recomenda a banda Shearwater? Ouvi até agora The Snow Leopard e achei legal, mas não gostei tanto de outra música que ouvi.

Antonio Carlos Bernardes disse...

O Fleet Foxes me lembra muito Beachwood Sparks, uma banda que tambem ta deixando saudade. Achei muito boa a estreia dos cars Kid.

bruno_czz disse...

"Bacana" essa banda FLEET FOXES, bem "parecido" com o Pears B.S., e realmente deve ser a maior "influencia" desses caras ,até a capa do One Nation Underground do pintor BOSCH, ....quando ouvi o FLEET FOXES , nao sei porque me lembrou um disco do THE MUMMIES , PLAY THEIR OWN RECORDS.. RSSS... se é que vcs me entendem !!!

Lilo disse...

cara,Fleet Foxes é a minha nova paixao musical.A voz do Robin Pecknold é d+,tem uma suavidade com alguns toques mais agudos.A banda me lembra sim muito CSNY com aquela harmonia de instrumentos e vozes e é isso que o Flet Foxes esta fazendo,um som que nos deixa com cada vez mais vontade de ouvir e era o Fleet Foxes que estava faltando no senário musical mundial.

Buck disse...

Faço minhas as palavras de um Brother aí de baixo: "Cabe um Tim Buckley aí?"

maxtelles disse...

Eu (maxtelles) gostaria de saber se os discos que saíram depois de FULL HOUSE de 1970 da banda FAIRPORT CONVENTION são bons.

Conheci os cinco primeiros discos da banda recentemente, e antes de começar a procurar na net os outros discos eu gostaria de saber se realmente vale à pena ouvir os outros....Por favor, tire essa minha dúvida.....abraços...até mais...