14 abril 2008

PETE MOLINARI

Se no ano passado eu me apaixonei pelo disco de Richard Hawley, este ano aconteceu o mesmo com Pete Molinari. Um garotão inglês descendente de italianos e egipcios. Na decada de 90, enquanto seus amigos ouviam Nirvana e Oasis, Pete preferia ouvir os discos de Billie Holliday,John Coltrane,Leadbelly e Bob Dylan, que pertenciam a seus irmãos mais velhos.
Logo cedo Pete Molinari entendeu que seu negócio era cantar folk e com seu violão e muita coragem foi pra New York tentar a sorte. Sonhava se apresentar nos mais cultuados cafés do Village como, the Bitter End, the Gaslight, Cafe Wha?, Café Del Artista, lugares onde Dylan,Woody Guthrie, Ramblin´ Jack Elliot tocaram e Jack Kerouac e os poetas beat faziam recitais de poesia.
Conseguiu realizar esses sonhos, viajou pela América tocou com músicos que acompanharam Dylan e Phil Ochs e voltou pra Inglaterra. Chamou a atenção de Billy Childish e o seu primeiro disco "Walking of The Map" de 2006 foi gravado na cozinha de Billy Childish num gravador de 2 canais, bem na tradição dos antigos discos de folk.
A voz de Pete Molinari lembra Woody Guthrie, Jimmy Scott, Bob Dylan e Patsy Cline. Durante os dezoito meses que ele passou na América, as pessoas que viam suas apresentações não acreditavam que um garoto inglês cantasse daquele jeito e sofresse tanta influência daquelas coisas clássicas da música folk, do blues e do jazz americano.
Pete Molinari começou a arrancar elogios das principais publicações britânicas (Time Out, The Guardian, Mojo e NME).
No final do ano passado resolveu gravar seu segundo álbum com uma produção maior, uma boa banda de apoio e um estúdio à altura, escolheu o Toe Rag estúdios, que trabalha basicamente com equipamento análogo e conseguem grandes resultados.
Isso fica claro no álbum "A Virtual Landslide", lançado na Inglaterra esta semana.
Um dos destaques é o single " Sweet Louise", uma das belas canções desse ano de 2008, tem também uma balada no estilo Roy Orbison "Oh So Lonesome For You", algo fascinante.
Um álbum regado a coutry/soul e blues, com a participação de um músico cultuado da cena Nashville dos anos sessenta, BJ Cole tocando slide guitar.
Se voce procura novos nomes nessa cena folk, anote Pete Molinari, com certeza ele vai agradar.

link para o single "Sweet Louise":

http://rapidshare.com/files/106911867/PeteMolinari-SweetLouise_ep_-2008.zip

Também vale a pena visitar a página de Pete Molinari no myspace e ouvir faixas dos seus discos e seus clips:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=109687530

3 comentários:

Gilberto disse...

Wow, que coisa linda! Belíssima dica Kid! Fui procurar o vídeo no YouTube, é bem legal tbm!

Anônimo disse...

Adorei o post!

Já que estamos falando da arte de sonhar, dêem uma olhada neste video do youtube http://www.youtube.com/watch?v=hyaX3JgPLVk, ou acesse o site www.meus3desejos.com.br. Tenho certeza que vocês irão gostar.

Abs.

bruno_czz disse...

Muito bacana o Pete Molinari , ouvi o primeiro disco em 2006 pois sempre estou ligado na DAMAGEGOODS
e os apadrinhados pelo Childish mas esse ultimo disco é impecavel , melhor disco que ouvi em 2008 , até agora !!!!
Ótimo texto!!!