18 janeiro 2008

THESE NEW PURITANS

E quando eu pensava que a gravadora Domino lançaria sómente dois grandes discos em janeiro, eis que surge mais um fabuloso lançamento, o disco de estréia do quarteto ingles These New Puritans.
A banda começou em 2005, a primeira vez que ouvi alguma coisa deles foi no programa do Ferando Kaida, "Pop Link", depois peguei aquela coletanea "Digital Penetration" que trazia as bandas estreantes de 2005 como, Klaxons,Shitdisco,Crystal Castles e New Young Pony Club e trazia uma faixa com o These New Puritans.
No ano passado eles lançaram alguns singles, dentre eles uma edição limitada em 12" polegadas de uma trilha que eles fizeram para um desfile da Dior. No final de 2007 o single "Numbers".
Pra uma banda que tem dentre tantas influencias Zappa, My Bloody Valentine e Dr Feelgood ao mesmo tempo, pode-se esperar de tudo.
A sonoridade que domina esse disco de estréia é algo pós-punk e até mesmo electro-punk e muitos samplers.
Como eu já previa na minha postagem sobre as bandas revelações para 2008, o som deles às vezes é experimental demais e em certos momentos beira o radiofônico.
O disco contém 16 faixas, sendo que quatro delas são vinhetas com muitos samplers.
O novo single "Elvis" é uma das faixas mais fortes do disco, talvez até faça um certo sucesso lá fora, foi produzida por James Ford do Simian Mobile Disco. A música tem um jeitão daquele vocal de Mark Smith e por acaso lembra bastante The Fall. Mas isso não é ruim, muito pelo contrário eu adoro bandas influenciadas por The Fall.
Um disco às vezes sombrio e outras frenético, porém um grande álbum de estréia.

Para ouvi-los e entender melhor o som do These New Puritans, entre no
http://www.unapieldeastracan.blogspot.com/
ou no myspace
http://www.myspace.com/thesenewpuritans

2 comentários:

Katacultura disse...

Grande Kid,
Muito bom esse disco do TNP. Mesmo com as influências que tu citou, percebi um som de personalidade e uma banda promissora.
já ouviu o novo do Bauhaus?
Abração

Eduardo Salvalaio disse...

Kid, muito bacana seu site. Já entrei aqui em várias vezes, mas nunca deixei algum comentário. E acho bacana comentar para valorizar o trabalho do investigador da banda, do autor do texto. Isso apesar de estarmos em plena era da internet em que todos acham que todas as informações são fáceis de serem adquiridas (o que não é tão verdade assim).

These New Puritans foi o primeiro disco de 2008 que ouvi e que deixei no MP3 por umas duas semanas. Muito bom. Essa mistura de outros sons, de lembrar bandas, épocas e estilos. Para quem sempre acompanhou a história da música, é um prato fino e cheio.
Bom texto!

E sim, tentei escrever sobre eles aqui (se quiser verificar):

http://www.muzplay.net/colunas/coluna.php?id=2117919507

Pode deixar comentário à vontade. Ficaria agradecido também.
E aguarde mais visitas minhas por aqui.
Um grande abraço!