11 dezembro 2007

Melhores relançamentos de 2007

MOBY GRAPE
Dentre os melhores relançamentos de 2007 estão os cinco cds lançados pela banda americana
Moby Grape no selo Columbia (hoje Sony).
Uma das bandas mais ignoradas da era psicodelica,o Moby Grape foi formado em 1966 em San Francisco. Diferente das bandas psicodelicas daquela epoca o Moby Grape misturava elementos de folk, country, blues e classic rock.
Um de seus célebres integrantes foi o guitarrista Skip Spence, que antes do Moby Grape tocou bateria na primeira formação do Jefferson Airplane.
O primeiro disco de 1967 é o grande clássico da banda, após esse disco Skip Spence sai no meio das gravações do segundo album "Wow" e lança seu primeiro e único clássico da psicodelia o álbum "Oar", e se afasta definitvamente por problemas mentais e veio a falecer em 1999 aos 54 anos. Muitos o citam como um Syd Barret americano.
Sem Skip a banda continuou por mais quatro bons álbuns no selo Columbia:
-Wow - 1968
-Grape Jam - 1968
-Moby Grape 69
-Truly Fine Citizen - 1969
Em 2007 o selo americano Sundazed, resolveu reeditar esses cinco álbuns com várias bonus tracks.
Infelizmente por uma briga legal envolvendo direitos autorais entre a banda e a gravadora Sony, os dois primeiros cds foram rápidamente retirados de catálogo. Algumas lojas ainda os tem em estoques limitados, mas no ebay as cópias fora de catálogo já chegam aos 80 dolares.



SLY AND THE FAMILY STONE
A banda liderada por Sly Stone foi uma das mais importantes bandas de funky/soul do final da decada de 60. Foram pioneirros na mistura da música psicodélica e do rock and roll com a soul music e o funk. A apresentação do Sly and The Family Stone no Festival de Woodstock em 1969, é um dos momentos históricos da música pop.
Este ano a gravadora Sony reeditou remasterizado com bonus tracks, todo o catálogo do Sly & The Family Stone, eu recomendo os oito primeiros discos da banda, todos eles clássicos.
Abaixo a capa de "Stand!" de 1969, da epoca de Woodstock, que traz a famosa "I Want to Take You Higher". THE PHOTOS
Esse é mais um daqueles discos esquecidos pelo tempo, mas que nem porisso desmerece seu reconhecimento, mesmo que tardio. Um dos melhores álbuns de powepop/new wave, que pode ser comparado a "Paralel Lines" do Blondie.
Lançado em 1980, o The Photos seria uma resposta britânica ao Blondie, com a charmosa vocalista Wendy Fu. O disco emplacou alguns sucessos nos top hits da epoca. Muito mais que um Blondie a banda tinha uma pegada Buzzcocks nas guitarras, o que dava a eles um sabor punk pop. Relançado em 2007 o cd traz mais umas 10 faixas bonus, com inéditas demos e lado b de singles.



Outros relançamentos importantes de 2007
NEVER MIND THE BOLLOCKS HERE´S THE SEX PISTOLS
Edição em vinil do aniversário de 30 anos de seu lançamento, inclui poster e compacto com a música "Submission", assim como o original lançado em 1977.
THE PIPER AT THE GATES OF DAWN - PINK FLOYD
clássico primeiro álbum do Pink Floyd, edição , de aniversário dos 40 anos, do disco lançado em 1967. Essa edição especial é tripla e traz mixagens diferentes e faixas bonus.
THE SONGS REMAINS THE SAME - LED ZEPPELIN
Edição de 30 anos do album e filme, agora em cd duplo, com 6 bonus tracks e do dvd remasterizado, duplo com extras e entrevistas em edições luxuosas, com fotos e até uma camiseta.
JOY DIVISON - "Unknown Pleasures", "Closer" e "Still"
Os tres álbuns do Joy Division recebem edição especial em 2007 em cds duplos, todos com shows ao vivo inéditos.
Também foi lançada uma caixa em vinil, para colecionadores, caríssima!
LOVE - THE BLUE THUMB RECORDINGS
Os dois últimos discos do Love no selo Blue Thumb, numa edição especial tripla que traz ainda um show ao vivo no terceiro cd.
Muitos consideram os álbuns "False Start" e "Out Here" como os discos mais fracos do Love, mas só o tempo pra apagar essa má impressão, ouvindo esses discos novamente chegamos à conclusão que mesmo nessa fase eles ainda eram bons.
SONIC YOUTH - "Daydream Nation"
Sexto disco de 1988 e o último pelo selo independente Blast First, depois assinaram com a grande gravadora Geffen Records.
Nele clássicos como "Teen Age Riot" e "Eric´s Trip", essa reedição de luxo traz um cd bonus, com faixas inéditas e existe também uma edição especial numa caixa com 4 LPS.
HOUSE OF LOVE - "The German Album"
Esse é um disco interessante lançado em 1987 sómente na Alemanha, antes do House Of Love lançar seu disco de estréia pela Creation. Ele traz demos de faixas que fariam parte de seus dois primeiros discos e mais algumas inéditas.

Nenhum comentário: