07 novembro 2007

E por falar em caixas......

The Brit Box: U.K. Indie, Shoegaze And Brit-Pop Gems Of The Last Millenium

Finalmente uma caixa dedicada aos anos noventa do pop britânico, pois anteriormente a Rhino lançou uma caixa dedicada aos anos noventa focalizando mais a geração grunge.
Agora o foco está na geração Indie, Shoegaze e Brit-Pop, o que me faz pensar em algo interessante. Se analisarmos bem essa geração da decada de 90 não marcou tanto no inconsciente das pessoas, assim como a geração 80.
Muita coisa lançada durante a decada de 90 ficou mais pro "cult" do que pro lado mais comercial.
Se pegarmos por exemplo bandas como My Bloody Valentine, Telescopes, Chapterhouse, Spacemen 3, Spiritualized, Inspiral Carpets,The Sundays ,The La´s,Ride,Pale Saints,Lush,Catherine Wheel,Birdland,The Boo Radleys,Curve,Bluetones e Super Furry Animals, temos aí uma série de bandas maravilhosas da decada de 90, mas que muita gente por aqui hoje ignora.
Tomo por base quando vou discotecar, se coloco Chapterhouse, Bluetones ou Boo Radleys pouca gente lembra, mas se toco New Order, U2, Police, Pretenders, B 52´s etc.. todos reconhecem.
Excetuando aquela festa "I Love 90´s" do Studio SP, em poucos lugares a gente vai ouvir Curve, por exemplo, que aliás foi a banda em que Butch Vig se inspirou pra fazer o Garbage (que todos conhecem).
Uma pena pois a memória da maioria pro rock da decada de 90 é sem dúvida o grunge do Nirvana,Pearl Jam,Mudhoney,Soundgarden e os derivados como Alice in Chains, Stone Temple Pilots etc...
A geração shoegaze ficou mais pros indies iniciados e descolados, acho que a única parte dessa história do britpop que ficou mais conhecida foram bandas de meados pro final da decada como Oasis,Blur,Pulp,Placebo,Suede,Teenage FanClub, Manic Street Preachers,Supergrass e Verve.
É uma pena que maravilhas como Mansun,Saint Etienne,Mega City Four,Echobelly,Gene,
Eugenius,Swervedriver,Superstar,Menswear,Cast,Dodgy,Catatonia,Rialto,Silversun,Divine Comedy,Babybird e Marion ficaram pra poucos ouvidos antenados.
Bem, essa caixa reúne tudo isso e muito mais em quatro cds em ordem cronológica, o primeiro cobre o periodo pré britpop de 84 a 90 como Smiths,Cocteau Twins,Felt, Cure,Echo and Bunnymen, Jesus and Mary Chain,Primitives,Stone Roses,Charlatans e Primal Scream por exemplo. Algumas dessas últimas bandas citadas acabaram acontecendo na decada de 90 com a explosão do britpop como o Primal Scream e o Charlatans.
O segundo cd de 90 a 93 cobre um pouco da cena shoegaze com Telescopes, My Bloody Valentine,Ride,Moose,Pale Saints, Chapterhouse e outros, mas infelizmente esqueceram do Levitation.
O terceiro cd pega o periodo de 94/95 e investe nas bandas que ficaram mais famosas como Suede,Blur, Oasis,Pulp e Elastica por exemplo.
E finalmente no quarto cd o que veio depois, Ash,Super Furry Animals,Verve,Placebo,
Cornershop, Gay Dad e Spiritualized.
É evidente que sempre falta alguma coisa que a gente curtia como Cranes, Carter USM, Senseless Things, e outras, mas pelo menos não esqueceram do These Animal Men.
Outra coisa importante as embalagens e o design dessas caixas da Rhino são espetaculares, essa vem no formato de uma tipica cabine telefonica inglesa e com um belissimo livro de textos e fotos.(veja foto que abre a postagem)


Saindo dos noventa pra decada de 60 outro objeto do desejo é essa caixa "Love is The Song We Sing" - San Francisco Nuggets 1965-1970.
A embalagem criada pela gravadora americana Rhino é no formato de um livro ilustrado com 120 páginas e a capa é prateada com uma ilustração psicodélica.
São quatro cds, cada um com um tema, o cd 1 chama-se "Seismic Rumbles" e traz obscuridades como We Five,The Warlocks,The Vejtables,The Wildflower,The Frantics, até mais famosos como Jefferson Airplane, Country Joe & The Fish, Beau Brummels e Quicksilver Messenger Service.
O segundo cd "Suburbia"traz os malditos como Count Five,Syndicate of Sound,The Chocolate Watchband,The Mourning Reign e The Otherside dentre outros.
No terceiro cd paz e amor em "The Summer of Love", que tem o Charlatans americano (por essa razão que o Charlatans ingles do britpop saiu nos EUA como Charlatans UK)
Moby Grape (banda maravilhosa que tem seus primeiros cds reeditados este mes pela Sundazed com várias bonus tracks).
O lado rock/soul do Sly & The Family Stone, o hard psicodélico do Blue Cheer,o blues psicodélico do Big Brother and the Holding Company e mais Jefferson Airplane.
O quarto cd "The Man Can´t Burst Our Music" vem com The Youngbloods,Kak,Steve Miller Band, Flamin´Grooveis e uma das bandas mais maravilhosas dessa epoca It´s a Beautiful Day.
Pra saber mais detalhes dessas caixas é só entrar no site da Rhino, http://www.rhino.com/

3 comentários:

Leonardo Ferlin disse...

Puts Kid, que demais isso!
A rhino sempre lançou coletâneas maravilhosas, e box sempre criativos e grandes, beeeem grandes.
Adorei esse sobre os anos 90, e adorei seu comentário sobre a obscura cena indie que rolava na época, realmente foi muito mais para o lado da arte do que para o lado comercial.
Mandou bem demais!
Abraços.

Alexandre disse...

Kid, e as famosas caixas Nuggets ? São três maravilhosas.

Quanto a caixa do brit-pop/shoe... ..que saudades do Gene, Carter USM, Neds Atomic (tenho um dvd otimo deles)...

Eu me lembro que, em 84, ainda era punk mas, ja estava me rendendo aos Smiths... ...e peguei toda aquela onda em cima do Jesus & Mary Chain...

Domingos disse...

Ride, Curve e Inspiral Carpets são maravilhosas, especialmene o Ride com suas guitarras noise ao extremo. Essa caixa deu vontade..


abs
Dum