21 setembro 2007

WOODEN SHJIPS

Não sei se é impressão minha, mas acho que esse ano de 2007 é o ano que mais descobri novas bandas na cena independente tanto britanica, quanto americana. Issó é claro, sem contar o resto mundo (Canadá,Suécia,França, Espanha e até no Brasil).
Esses da foto acima atendem pelo nome de Wooden Shjips, são de San Francisco na California e parecem mais uma viagem de LSD bem sucedida.
Muitas referencias os cercam, o psych/garage rock via 80´s de Crocodiles do Echo & Bunnymen,um lado Pink Floyd era Syd Barret, os teclados Hammond de Ray Manzarek via The Doors e Spacemen 3.
A banda apareceu há cerca de dois anos e lançaram em 2006 um 10 polegadas em vinil que esgotou rápidamente, depois um single de 7 polegadas que chamou a atenção até dos críticos da Rolling Stone americana.
Depois começaram a fazer shows junto com o lendário Rocky Erikson um dos papas da psicodelia.
Uma elogiada apresentação no festival South By South West realizado no incio deste ano no Texas, também despertou interesse de muita gente por aquela sonoridade tão ácida que às vezes faz lembrar bandas esquecidas no tempo como o Loop (banda britanica da decada de 90) e até mesmo o cultuado duo americano Suicide.
Agora, lançados pelo selo Holy Mountain o Wooden Shjips tem seu álbum de estréia e de bonus um cd com as músicas de seus primeiros singles que se tornaram raridades em tão pouco tempo.
David Frickle da Rolling Stone americana os descreveu como uma sonoridade que nos remete aos anos setenta lembrando os lunáticos alemães do Guru Guru e de quebra ainda resgata a psicodelia do Velvet Underground.
Com tantas boas referencias e elogios de gente que sabe das coisas, só nos resta ir atrás desse disco.
http://www.myspace.com/woodenshjips

3 comentários:

esquizofrenia disse...

Nossa Kid, não conhecia essa banda, fui ouvir no My Space e achei sensacional, já baixei tudo que a banda lançou, definitivamente uma das grandes revelações do ano! :-)

Katacultura disse...

Oi Kid,
Realmente estava pensando o mesmo que tu: como 2007 está sendo repleto de surpresas. Isso é maravilhoso.
Baixei o Wooden e gostei bastante.
Abração
rogério

RAS KLANGOMAN disse...

Buenas

Escutei essa banda atraves do Black Mountain no youtube!! confesso sou apaixonado por trash metal...mais essa banda mexeu com meus ouvidos..tres pilares principais black sabbath, pink floyd, the doors!! nao deixe de nao escutar BLACK MOUTAIN!!!!!