18 setembro 2007

THE CHESTERFIELD KINGS


The Chesterfield Kings
"Fanáticos pelos Rolling Stones lançam seu oitavo disco"

Apareceram em New York no final da decada de 70, no meio daquele furação punk new wave que assolou a cidade naquela epoca. O Chesterfield Kings vinha com uma proposta de garage band, como se 1977 fosse 1966. Por essa razão muita gente não entendeu a proposta da banda naquele momento. O primeiro disco saiu em 1983 "Here Are The Chesterfield Kings" e foi bem recebido pela crítica, graças aos revivals de "garage rock" e do "Paisley underground" que aconteceram na decada de 80.
Na mesma onda do Chesterfield Kings vinham The Fuzztones,The Fleshtones, The Lyres e The Milkshakes,dentre outros.
A banda sempre teve uma idolatria pelos Stones, tanto que em 1994 lançaram um tributo deles aos Stones chamado "Let´s Go Get Stoned", onde regravaram "Street Fighting Man" e "Can´t Believe It" e ainda uma série de regravações que ficaram famosas com os Rolling Stones, como "Sing Me Back Home" de Merle Haggard. A capa de "Let´s Get Stoned" imita "Between The Buttons" dos Stones de 1966. (veja fotos que abrem a postagem, a primeira imitando a capa de "Between The Buttons" e a segunda usando a inspiração da capa de "Sticky Fingers").
Apesar da idolatria pelos Stones o Chesterfield Kings não parece uma banda de cover dos Stones, pois nem era essa a proposta do grupo. O som do Chesterfield Kings vai mais fundo e bebe na fonte de grandes garage bands dos sixties como The Seeds,Syndicate of Sound,The Downliners Sect, The Standells, Them e Nashville Teens.
Mas com o passar dos tempos o Chesterfield Kings também agregou influencias de New York Dolls, Cheap Trick, Cramps e Ramones.
Todas essas referencias fazem parte de "Psychedelic Sunrise", talvez a obra prima do Chesterfield Kings.
O disco foi lançado pelo selo de Little Steven Van Zandt, sabe quem é esse cara?
Acho que todos conhecem aquela série "Soprano", pois é, Little Steven é um daqueles mafiosos que contracenam com James Gandolfini.
Mas muito antes dele se tornar um ator famoso ele já era um músico conhecido nos EUA graças ao seu trabalho como guitarrista e produtor de Bruce Springsteen nas decadas de 70 e 80, além de sua brilhante carreira solo.
Hoje Little Steven tem um selo chamado "Wicked Cool Records", que tá lançando esse novo cd do Chesterfield Kings.
Vale a pena dar uma visitada na página de Little Steven no myspace e ouvir bandas de seu selo como The Woggles e Maggots.
Nos dois mais recentes trabalhos do Chesterfield Kings, Little Steven também tocou guitarra e a banda sempre se refere a ele com o maior carinho.
No profile do Chesterfield Kings voce ouve faixas do novo álbum "Psychedelic Sunrise"
e um video da banda num programa de TV que mistura visualmente New York Dolls e Rolling Stones na fase Gimme Shelter.
Se voce achava que os britanicos do The Horrors eram originais em sua proposta é porque nunca ouviu e nem viu o Chesterfield Kings.
"Se meu coração pudesse falar ele escolheria Chesterfield Kings como a melhor banda de 2007, depois de ver esse video"








3 comentários:

ney disse...

Kid, beleza o seu blog! Olha, na verdade, a capa de "Let's Go Get Stoned" é inspirada no álbum "Aftermath" americano dos Stones. Um abraço!

Yerblues disse...

Kid, muito legal teu blog. E os Chesterfield Kings são o seguinte, rock & roll right in the nuts. Pena tê-los conhecido apenas agora e não nos '80s, por isso eles acabaram não dando as caras na série de compilações que fiz sobre o pop& rock 1975/1990. Mas certamente estão bem ali no topo, junto dos Lyres, dos Long Ryders, dos Fuzztones... É por Bandas e discos como este que eu não consigo entender porque a galera insiste em canastrões como Coldplay... Anyway, devo ser eu que tô ficando gagá, ou virando bolor, huauha...

Groucho KCarão disse...

Realmente aquela capa é do Aftermath versão EUA. E o Between the Buttons não é de 1966, mas 1967. De 1966 é o citado Aftermath. Não conhecia essa banda, vou atrás!