20 agosto 2007

Richard Hawley

Começo a semana calmamente escutando duas grandes novidades do rock britânico, o folk eletrônico do Tunng que lança seu terceiro álbum semana que vem e o novo disco desse magnífico Richard Hawley.
Nascido em Sheffield na Inglaterra,Richard Hawley aprendeu a tocar guitarra logo cedo com seu pai, um fã ardoroso de Gene Vincent e que chegou até a tocar algum tempo com Eddie Cochran.
Sua infãncia foi regada com canções de Roy Orbison, Elvis e Johnny Cash, influencias importantes na formação de Richard Hawley também como vocalista.
Estreou definitivamente nos anos noventa como guitarrista da banda de britpop "Longpigs" com quem gravou dois álbuns "The Sun is Often Out" (1996) e "Mobile Home"(1999).
Também chegou a se envolver com Jarvis Cocker e a galera do Pulp excursionando algum tempo com eles, mas em 2002 acabou se lançando em carreira solo. Seu primeiro álbum "Late Night Final" recebeu boas críticas e fez com que muita gente começasse a prestar atenção naquele vocal que parece uma mistura de Roy Orbison com Johnny Cash. Seus dois discos posteriores estabilizam sua carreira e começam a consagrá-lo com uma das grandes revelações vocais do Reino Unido. São dois álbuns premiados que merecem ser ouvidos com muita atenção, "Lowedges" (2003) e o elogiadíssmo "Cole´s Corner" de 2005.
O novo álbum de Richard Hawley chama-se "Lady´s Bridge" e acaba de sair na Inglaterra coberto de elogios de toda crítica especializada.
Precedido pelo single "Tonight The Streets are Ours" uma bela canção com suas raízes nas mais belas baladas da decada de 50, com arranjos orquestrados inspirados em Phil Spector e Walker Brothers.
Sem nenhuma conexão com modismos Richard Hawley produziu mais uma obra prima do pop inglês, com a elegância e o charme de um moderno Brian Ferry.
Ouça faixas de "Lady´s Bridge" no myspace:
http://www.myspace.com/richardhawley



5 comentários:

Katacultura disse...

Oi Kid,
esse disco do Richard Hawley é muito bom mesmo. O beirut ainda não me "desceu", mas ainda vou ouvir de novo para ver se entro nessa viagem.
Abração

Anônimo disse...

oi Kid,

Realmente fantástico. "Coles Corner" foi definitivamente o melhor album lançado no Reino Unido em 2005. É aquele album que você ouve uma vez e gosta. Assim que ouvi todas as faixas deste album, saí atrás do CD, mas não encontrei no Brasil. Trouxe dos EUA. Este álbum foi lançado por aqui ?
Marcos ( Cuiabá/MT )

kid vinil disse...

oi
valeu pelo comentário, quanto mais eu ouço esse disco e o anterior mais eu gosto. não cheguei a ver cd nacional do richard hawley, abs

Tati Costa disse...

Sou realmente fã de Richard Hawley.

rick disse...

É, estou ficando velho, trocando meus gostos musicais. Não suporto ouvir mais rock muuuuito pesado, sou fã incondicional de Velvet Underground, Sonic Youth. Mas agora a minha fase é Antonny & t Johnsons, Rufus Wainwright, Cash, Neil Young (sempre),David Crosby e o belíssimo If I could only remember my name, álbum quase esquecido dos fãs da música, Tim Buckley e agora mais do que nunca Richard Hawley, adorei! Saudades do seu programa de rádio Happy Hour Kid parabéns pelo blog.