06 agosto 2007

Lee Hazlewood: 1928-2007


Morreu neste sábado aos 78 anos vitima de cancer um dos maiores compositores, arranjadores e interpretes da decada de 60, Lee Hazlewood.
Foi ele quem criou o hit "These Boots are Made for Walking" gravado por Nancy Sinatra.
Também assinou a produção de nove álbuns de Nancy Sinatra.
Em 1968 lançaram o clássico "Nancy & Lee", um disco que traz os melhores duetos da música pop, onde os dois interpretam o clássico de Phil Spector "You´ve Lost that Love in Feeling" e "Jackson" que foi sucesso com Johnny Cash e June Carter, além de canções de Lee como "Some Velvet Morning"
Muitos regravaram suas músicas, de Elvis Presley a Nick Cave,Primal Scream e Courtney Love.
Bobbby Gillespie do Primal Scream é um grande fã de Lee Hazlewood, em 2002 regravou "These Boots are Made for Walking" e "Some Velvet Morning" esta última com participação vocal de Kate Moss.
Outro grande fã de Lee Hazlewood é o vocalista britanico Richard Hawley (ex Longpigs) e super aclamado em sua recente carreira solo.
Fãs não faltam nessa lista, Morrissey por exemplo é fã da dupla, tanto que em 2004 colaborou no álbum "Nancy Sinatra" que marcava sua volta com várias participações especiais e interpretando músicas de Morrissey, Jarvis Cocker e Bono/The Edge.
No mesmo ano sai "Nancy & Lee 3", mas infelizmente não teve a mesma repercussão do disco da dupla em 68.
Em 2002 foi lançado o tributo "Total Lee! The Songs of Lee Hazlewood" feito pela geração indie dos anos 90, com participação de Lambchop, Calexico,Webb Brothers, Saint Etienne, Tindersticks e Evan Dando dentre outros.
Nesse mesmo tributo Richard Hawley interpreta junto com Jarvis Cocker a música " A Cheat".
Lee Hazlewood gravou mais de 20 álbuns e seu mais recente saiu no ano passado "Cake or Death".
Uma de suas melhores fases está em discos do inicio da decada de 70 como "Cowboy in Sweeden" , "Requiem for an Almost Lady"(1971) e Poet,Fool or Bum" (1973).
Em 1995 Lee Hazlewood reuniu-se novamente com Nancy Sinatra e excursionaram pela América.
Há sete anos ele lutava contra o cancer e mesmo assim continuava produzindo, seu último cd "Cake or Death" foi bastantante elogiado e sua filha cantou com ele "Some Velvet Morning" canção que ele fez pra ela quando nasceu.

3 comentários:

Alexandre disse...

Poxa Kid ! Não ví o comentário nem na Folha ! Comeram bola ? Ou fui eu quem comeu ?

Abs.

Alexandre disse...

Kid, vc precisa abrir o blog pra comentários de pessoas que não pertençam ao gmail e afins.

Claude Mario disse...

www.arcadovelho.com.br

MUITA admiração por ti e mais nada, kid só vendo mesmo.

Obrigado