09 julho 2007

Young Marble Giants - Colossal Youth



Este já pode ser considerado o mais importante relançamento deste ano de 2007, o trio Young Marble Giants lançou há 27 anos atrás "Colossal Youth" pela Rough Trade, um trabalho muito ousado para aquela epoca e que acabou se tornando um dos primeiros discos da era pós punk e tornou o YMG uma das mais cultuadas bandas daquela época.
Dizem que o YMG precedeu aquilo que bandas como o Stereolab fizeram nos anos noventa, além de pioneiros na area da eletronica DIY (Do It Yourself), usando bateria eletronica e criando atmosferas muzak e easy-listening e porque não dizer um pré lo-fi.

Dentro de seus projetos de resgatar a memória do underground do final da decada de 70 e do inicio dos 80 a gravadora Domino que hoje é o selo mais vanguardista do pop ingles (Franz Ferdinand, Arctic Monkeys e até nosso Bonde do Role dentre outros) prossegue nessa remexida no baú das preciosidades.

A partir de 2005 a Domino relançou por exemplo, uma coletânea de demos do Orange Juice chamada "The Glasgow School", Josef K "Entomology", Fire Engines "Codex Teenage Premonition" e ainda três relançamentos do grupo australiano The Triffids.
Isso reforça mais ainda o conceito da gravadora Domino, preocupada em reeditar essa vanguarda do pop não sómente britanico e acima de tudo esquecida no tempo.
A sonoridade do Young Marble Giants passados 27 anos continua de uma atualidade impressionante. Ouvindo os arranjos de guitarra de Stuart Moxham, o baixo funkeado de seu irmão Phil e a doce voz de Alison Statton tudo parece novo, como se fosse algo recente.
Nessa reedição a Domino caprichou e além do álbum "Colossal Youth" eles ainda incluiram mais dois cds, as demos feitas antes da gravação do primeiro e único disco da banda, que resultaram no cd "Salad Days", além de faixas de singles e ainda as gravações feitas para o programa de John Peel em suas memoráveis Peel Sessions.
Infelizmente este foi o único disco do Young Marble Giants lançado em 1980, dois anos depois Alison Statton, lança um outro projeto chamado The Weekend e mais uma obra prima que serve até como sugestão nesse pacote da Domino o álbum "La Varieté". Em maio de 1981 Stuart Moxham com a ajuda do irmão e de Alison lança o projeto The Gist, que gerou o álbum "Embrace the Herd", depois Stuart lançou outros discos em carreira solo .

Um comentário:

Alexandre disse...

Eu ouvi este disco através de um tio meu, que na década de 80, era um transviado metido a intelectual. Bom, hoje, ele tirou o trans e continua intelectual e, por alguma razão, só ouve música clássica, jazz, e babas pop (babas pop, como um ser humano pode d-evoluir ?!?). Me lembro que, de cara, não gostei muito, cru demais. Anos mais tarde, achei o álbum na galeria do rock, usado e num bom preço, e resolví comprá-lo. Passei a gostar demais. Tenho a primeira edição em CD. Diria YMG foi uma banda injustiçada, como foi o Velvet Underground. Só o tempo mesmo para mostar o quanto foram e ainda são importantes na cena musical. Fica um toque : O DVD ao vivo, lançado alguns anos atrás, é excelente.