29 julho 2007

CUD




Obscura banda da decada de 90 ganha reeedição de dois de seus cds esta semana.
O primeiro álbum do CUD saiu no final de 1989, chamado "When in Rome, Kill Me" a capa é essa primeira foto logo acima, com o retrato desse tiozinho britânico, que diga-se de passagem não faz parte da banda.
Liderados pelo vocalista e letrista Carl Puttnam o CUD conseguiu um certo sucesso local, gravando três cds pelo selo independente Imaginary e em seguida assinando com uma grande gravadora o selo A&M Records e lançando em 1992 seu melhor trabalho e o mais bem sucedido comercialmente, o álbum "Asquarius" (foto da capa, acima à direita).
Na verdade o CUD tinha tudo pra acontecer como Stone Roses ou Primal Scream, mas acabou se tornando uma banda cult como Wedding Present.
O álbum "Asquarius" trazia o maior hit da banda na Inglaterra, a música "Rich and Strange".
Em termos de personalidade o vocalista Carl Puttnam reunia vários requisitos, seu timbre vocal era uma mistura de Tom Jones com Morrissey, seu visual glam às vezes lembrava Ian Hunter do Mott the Hoople e às vezes imitava seu colega do britpop Jarvis Cocker.
O som do CUD agregava influencias desde Smiths, pós punk, motown e Funkadelic, tinha sem dúvida influencias da black music, mas soava rock and roll, assim como fazem os Arctic Monkeys hoie em dia.
É por essa razão que ouvindo novamente os discos do CUD me dá a impressão de uma banda atual, pois o som deles não ficou datado, como algumas coisas da decada de 90.
Pena que o CUD não resistiu muito tempo à condição de banda cult e terminou em 1995 após lançarem seu quinto álbum "Showbizz".
No ano passado a banda se reuniu novamente para alguns shows pela Inglaterra.
"When in Rome, Kill Me" e "Asquarius" são discos obrigatórios pra quem quer conhecer melhor o lado indie da decada de 90 e dois relançamentos que com certeza entrarão na lista dos melhores reissues de 2007.
Por falar em anos 90 nesta terça-feira dia 31/07 teremos uma das primeiras festas 90´s no Estúdio SP, eu e Daniel Benevides somos os DJs convidados, quem puder apareça que com certeza "Rich and Strange" do CUD estará no meu set list, pra maiores detalhes veja flyer abaixo.






Um comentário:

Gustavo disse...

o Cud era uma belissima banda. pena que tao pouca gente se lembre deles. abraços!