23 junho 2007

DARTZ! "O Dance Punk Inglês"


Middlesbrough é o nome de uma cidadezinha ao Norte da Inglaterra e de lá vem o trio de dance punk Dartz!
Mas que nova tendencia é essa "dance punk"? Pois bem, talvez o rótulo nem seja tão novo assim, pois muito já se falou em outras tendências como "disco punk" e "pós punk", que aliás tem muito a ver com o estilo "dance punk" porém esse é mais um termo que a crítica inventou pra definir algumas novas bandas como Forward Russia!, ShitDisco, Hot Club de Paris, Foals, Kubichek!, The Young Knives, e o Dartz!, por exemplo.
Infelizmente o rótulo não teve o mesmo sucesso da "new rave" cuja causa o NME abraçou e acabou estourando os Klaxons e agora o New Young Pony Club.
O Dance Punk ainda está restrito às gravadoras independentes: Transgressive, Dance To The Radio, Fantastic Plastic e a Xtra Mile Recordings que tá lançando o cd de estréia do Dartz!
A primeira vez que ouvi falar do Dartz! foi numa série de singles lançados em 2006 pelo selo Xtra Mile e num desses compactos aparecia a música "Fantastic Apparatus".
Recentemente o DJ Márcio Custódio que mora lá em Londres também fez uma bela review desse disco no site http://www.oilondres.com.br/, onde semanalmente ele dá dicas de shows e lançamentos.
O álbum "This is My Ship" saiu em fevereiro deste ano e foi bastante elogiado pela crítica, mas sem um hype agressivo dificilmente eles conseguirão acontecer.
Deram as melhores definições que eu já vi pro Dartz!, alguém disse que eles são "um Talking Heads on speed".
Outros os comparam às coisas do selo Dischord e principlamente Fugazi, mas com o apelo dançante de novas bandas de Washington DC como "Q and Not U".
Ou até mesmo um cuzamento de Futureheads com Radio 4.
A verdade é que o Dartz! conseguiu fazer um álbum de estréia que sintetiza muito bem o tal estilo dance punk.
http://www.myspace.com/darts

Nenhum comentário: