27 junho 2007

AMERICANA


"Americana" é o termo usado pelos ingeleses para definir algumas bandas vindas da América a partir do final dos anos noventa.
São basicamente aquelas bandas que conservam as tradições da música americana (folk, country e blues) e circulam pela cena indie.
Em breve estão saindo dois dos melhores discos dessa cena em 2007.
O primeiro é Okkervil River e seu novo álbum "The Stage Names".
A banda é natural de Austin, no Texas e lançou seu primeiro disco em 2002 criando um som folk rock mas com uma linguagem indie rock.
Esse é o quarto disco do Okkervil River e o melhor trabalho da banda até agora.
Bem diferente do disco de 2005, o aclamado "Black Sheep Boy", este novo cd do Okkervill River tem uma tendencia mais rock and roll em suas tres primeiras faixas, mas depois volta às sua raízes country folk e da metade pro final consegue o equilibrio perfeito, principalmente na faixa que encerra o cd, uma releitura sensacional de "Sloop John B" dos Beach Boys.
São nove belas canções que com certeza a revista inglesa Mojo que criou o termo "Americana" vai eleger o Okkervil River como disco do mês.
Ouça faixas do álbum "The Stage Names" no profile do Okkervil River:


E aí quando chegar setembro o próximo candidato a disco do mês no estilo "Americana" será sem dúvida
o novo do Iron & Wine " The Shepherd´s Dog"
O responsável por mais essa obra prima é Samuel
Beam, um músico da Flórida, que em 2002 chamou a atenção dos executivos do selo Sub Pop que lançaram seu primeiro álbum "The Creek Drank The Cradle". Em 2004 veio "Our Endless Numbered Days" que entrou nas listas dos melhores daquele ano.
No ano de 2005 o CD "In The Reins" em parceria com o Calexico consagrou definitivamente o talentoso Samuel Beam.
Agora o Iron & Wine se prepara pra lançar seu quarto álbum "The Shepherd´s Dog" outro disco que certamente arrancará grandes elogios da crítica, pois Samuel Beam dessa vez explora mais ainda a psicodelia e a música folk da decada de 60, com ecos de Donovan e Incredible String Band.

Nenhum comentário: