08 maio 2007

THIS IS POP?


O nome dessa postagem eu tirei de uma música do XTC lançada em 1978, que fez parte do primeiro álbum da banda chamado "White Music".
(acima a capa do single do XTC "This Is Pop?")

Na minha opinião o XTC é uma das melhores e mais criativas bandas do pop inglês do final da década de 70 até os dias de hoje.

Uma fonte de inspiração pra uma porrada de novas bandas que aparecem a cada dia na cena britânica.

THE ENEMY

O trio The Enemy é de Coventry/UK, e cita como uma de suas influencias o XTC, mas tem muito de Jam, Clash,Kinks,Who e Specials.

A energia dos três garotos me faz lembrar o The Jam quando começou em seus dois primeiros álbuns, os incendiários "In The City"(1977) e "This Is The Modern World"(1977).

Mas vamos com calma, os meninos lançaram apenas três singles até agora, porém o que eles mostraram já é o sufiente pra se acreditar que eles podem surpreender com um dos melhores álbuns de 2007.

Só que ainda é cedo pra apostar nisso, o The Enemy lança mais um single em junho e quem sabe em julho soltem o tão aguardado álbum.

O segundo single "It´s Not OK" lançado no inicio deste ano foi uma surpresa pra muita gente, encontrar três garotos na faixa dos 18 anos de idade tão bem informados e fazendo letras com um conteúdo político e vindos da classe trabalhadora britânica.

Com todo esse talento o The Enemy conseguiu até fazer com que o extinto e lendário selo "Stiff Records" voltasse à ativa.

O selo "Stiff" foi fundado em em 1976 em Londres e lançou muita gente importante, dentre eles

Elvis Costello, The Damned, Ian Dury,The Pogues e Nick Lowe.

O primeiro single da geração punk inglesa foi "New Rose" do The Damned, lançado pela Stiff Records em 1976.

Na história do punk e da new wave a Stiff acabou se tornando um dos selos mais cultuados do rock britanico, e sómente o fato dos caras reativarem o selo lançando em edição especial em vinil de 7 polegadas os três primeiros singles do The Enemy foi um bom motivo pra que eu prestasse mais atenção na banda.

No lado "B" do novo compacto em vinil chamado "Away From Here" a banda incluiu uma cover de "A Message to You Rudy" do The Specials e com a participação de "Neville Staples" (ex integrante do Specials).

Este mês eles estão abrindo os shows da turnê do Manic Street Preachers pela Inglaterra, agora é só desejar boa sorte pros caras, porque o futuro deles já tá encaminhado.

3 comentários:

Alexandre disse...

Enfim, mais um post ! Valeu.

Roberto disse...

Grande KID!!!
Valeu pela resenha do THE ENEMY!!!
Ja linkei la na minha comunidade da banda no ORKUT!

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27630897

abraco!!

Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.