29 maio 2007

DUAS CAIXAS OBRIGATÓRIAS DO FOLK BRITÂNICO


PENTANGLE
"The Time Has Gone"
1967-1973
FAIRPORT CONVENTION
"Live At The BBC"
Numa epoca em que os Cds custam tão caro pra nós aqui no Brasil, acontece o contrário no mercado lá fora, as gravadoras não param de lançar e reeditar coisas importantes do passado.
Infelizmente a maioria da população brasileira não tem poder aquisitivo pra ficar comprado cds a preços exorbitantes praticados pelas nossas gravadoras.
A mídia por sua vez aproveita essa crise pra anunciar a morte do cd, uma coisa absurda em países com poder aquisitivo. Na Inglaterra por exemplo os cds continuam vendendo e muito bem, segundo estatisticas as vendas não só de cds mas de singles cresceram assustadoramente nos últimos dois anos. Tanto que os ingleses ainda consomem bastante os chamados compactos de 7 polegadas que viraram uma febre pra essa nova geração de bandas.
Enquanto isso no Brasil todos só pensam em fazer matérias falando do fim do cd. Isso é claro vira um incentivo à pirataria em geral e desencoraja o jovem que comprava pelo menos um cd por mês a não comprar mais nada e simplesmente baixar músicas pro seu Ipod.
A verdade é que perdemos a sensibilidade para o produto "físico" ou seja o disco em qualquer formato.
Alguns colecionadores doentes como no meu caso ainda cultuam esse saudosismo do formato, e claro haja grana pra tanto lançamento.
Mas é prazeiroso receber uma caixa dessas acima citadas, com quatro cds, booklet ilustrado e uma apresentação gráfica espetacular.
Mas não é apenas o formato que me atrai e sim o conteúdo, pois estou falando de duas das maiores bandas de folk britânico, o Pentangle e o Fairport Convention.
O Pentangle começou por volta de 1967 tendo em seu núcleo dois dos mais importantes guitarristas do british folk, Bert Jansch e John Renbourn. A vocalista Jacqui McShee tem uma das vozes mais incríveis para as cantoras do genero.
A banda tinha toda uma sonoridade acústica e sofria influencias até de jazz em seus improvisos.
Só no início da decada de 70 é que o Pentangle passou a usar guitarras elétricas em seus discos e shows.
Os quatro primeiros álbuns do Pentangle são essenciais:
Sweet Child - 1968
The Pentangle - 1968
Basket of Light - 1969
Cruel Sister - 1970
A banda terminou em 1973 e Bert Jansh e alguns outros componentes partiram para projetos em carreira solo. No inicio da decada de 80 retornaram com a formação original e continuaram ainda nos anos noventa.
Essa caixa recém lançada "The Time Has Gone" traz quatro cds e não se trata simplesmente de uma coletanea da obra do Pentangle, mas uma mistura de raridades e faixas inéditas e algumas sessions da BBC, além de gravações ao vivo.
Ilustrando acompanha um belissimo livro de 56 páginas com fotos e contando a história da banda.
A segunda caixa em questão é a do Fairport Convention ao vivo na BBC, tem também quatro cds e vem naquele formato de livro onde se encaixam os cds e ao abrir a gente encontra um livreto ilustrado.
As gravações datam de 1967 a 1974, que foi a fase áurea do Fairport Convention.
Formado em 1967 o Fairport Convention é considerado o mais importante grupo do folk britânico graças a seus cultuados integrantes, como a vocalista Sandy Denny e os guitarristas
Richard Thompson e Ian Mathews, mas não é só isso a banda tinha uma quimica muito especial entre todos os seus músicos.
Os cinco primeiros álbuns são peças clássicas do british folk e obrigatórias pra quem gosta do genero:
Fairport Convention - 1968
What We Did In Our Holidays - 1969
Unhalfbricking - 1969
Liege & Lief - 1969
Full House - 1970
O Fairport Convention continua na ativa até os dias de hoje e com uma discografia imensa, isso sem falar na carreira solo de seus integrantes.
Uma boa lembrança que eu tenho do Fairport é que Stephen Malkmus ex-Pavement é um grande fã da banda e quando ele esteve se apresentando aqui em SP, tive a oportunidade de entrevistá-lo na rádio e ele comentou de sua paixão pela banda e nos bastidores antes do show ficamos falando sobre o Fairport Convention. Qual não foi minha surpresa quando na metade do show ele me oferece uma música do Fairport Convention, eu quase morri de emoção.
Bem, voltando à caixa ela é obrigatória pra qualquer fã da banda, pois as sessions da BBC além de históricas tem uma qualidade perfeita de gravação.

Nenhum comentário: