02 abril 2007

THIRDIMENSION - Before The End Begins

Discos gravados ao vivo em igrejas sempre me fascinaram, lembro da primeira vez que ouvi "The Trinity Session" dos canadenses do Cowboy Junkies.
Aquele reverb natural que só a acústica de uma igreja pode proporcionar já cria uma atmosfera toda especial. A voz de Margo Timmins foi uma das coisas mais maravilhosas que ouvi na minha vida. A interpretação de "Sweet Jane" é uma das melhores releituras que já fizeram pra uma música de Lou Reed/Velvet Underground.

Esse álbum em questão dos suecos do Thirdimension foi gravado ao vivo numa velha catedral em Malmo na Suecia em 2006 e o resultado é magnífico.
Tem duas regravações muito especiais numa só música "Don´t Fear the Reaper/Dream All Day".
Os caras conseguiram pegar as duas bandas que eu mais adoro de epocas diferentes, "Don´t Fear The Reaper" é original da banda americana de hard rock da decada de 70 "Blue Oyster Cult" e "Dream All Day" é de uma das minhas bandas preferidas da decada de 90 "The Posies".
Mas não fica por aí, pra matar nas releituras eles ainda me dão mais uma paulada com a regravação de "3/5 of a Mile in 10 Seconds" da obra prima do Jefferson Airplane " Surrealistic Pillow".
Os dois primeiros álbuns do Thirdimension "Protect Us from What We Want" de 2002 e "Permanent Holiday" de 2004 trazem um lado mais elétrico da banda influenciada por Radiohead na fase "OK Computer", britpop, muita psicodelia, The Who e David Bowie.
Nesse terceiro álbum "Before The End Begins" a banda resolveu fazer uma releitura acústica de canções dos dois primeiros albuns e incluiram as covers que eu mencionei acima.
O resultado é um álbum fascinante com jeito de disco folk, às vezes dá a impressão que esse disco foi feito lá por volta de 1967, quando eu ouvia The Byrds, Simon & Garfunkel, Buffalo Springfield, Mamas & The Papas e naturalmente Jefferson Airplane.

Um comentário:

Alexandre disse...

Ouvi o disco e achei muito bom ! Notei que voce anda postando coisas mais antigas, que tal falar do Hugo Largo ou do Young Marble Giants.