05 abril 2007

Billy Childish

Billy Childish é um dos maiores outsiders do rock ingles desde o início dos anos 80.
Uma das melhores lembranças que eu tenho dele foi quando em 1983 assisti a um show de uma de suas primeiras bandas o Milkshakes.
Esse show ficará pra sempre gravado na minha memória pois eles eram uma das bandas de abertura do grande guitarrista Link Wray (1929-2005).
Esse show aconteceu no Electric Ballroom em Candem Town/Londres, essa é uma das mais modestas casas de shows inglesas, mas por alí já tocou quase todo mundo de 1980 até hoje.
Só pra citar na mesma epoca vi um show espetacular com Classix Noveaux e o Ultravox que estreava com Midge Ure no lugar de John Fox.
No Electric Ballroom nos finais de semana durante o dia eles usam o espaço pras feiras de discos e também para o mercado de Camdem aos sábados e domingos.
Tem um palco enorme ao fundo e uma pista que acomoda umas 2000 pessoas, não tem o requinte e a arquiteura de uma Brixton Academy, de um Astoria ou do Shepherds Bush Empire, mas a disposição do local é perfeita pra shows.
Falei do palco pois nessa noite de Link Wray, a banda de abertura era uma banda de rock and roll fifities chamada The Pirates.
A banda fez sua apresentação bem performática às vezes lembrando o Sha-Na-Na e em seguida entrariam os Milkshakes de Billy Childish.
Notei que do lado da pista tinham armado um pequeno palco cheio de bixigas de aniversário e alguma aparelhagem.
Não entendi nada quando entraram os Milkshakes nesse palquinho improvisado, pois eles poderiam muito bem tocar no palco principal, pois a banda acabava de lançar seu segundo álbum "14 Rhythm & Beat Greats" e toda critica cobriu o disco de elogios.
Mas, foi aí que entendi a intenção do som dos Milkshkes "garagem" nos seus mínimos detalhes.
O som era sujo, os amplificadores eram antigos tudo vintage, e a voz de Billy estava conectada a um velho amplificador de valvulas que transmitiam pra umas caixinhas de voz estouradas e distorcidas.
Num primeiro momento fiquei decepcionado com a qualidade tecnica do som, pois os esperava no palco principal com toda aquela parafernália de luz e som.
Agora a originalidade e a coisa autentica do som sixties daquele momento foi impagável, parecia que eu tinha voltado no tempo e estava vendo alguma banda da chamada "British Invasion" na decada de 60.
O show de Link Wray foi espetacular, mas o brilho dos Milkshakes naquela noite ficou na minha memória pra sempre.
Billy Childish passou a colecionar bandas, a partir dos Milkshakes vieram The Headcoats, Thee Might Ceasers,Delmonas,The Natural Born Lovers e Buff Medways.
Além disso fez uma série de albuns em carreira solo, lançou livros de poesia, foi editor de fanzine,é critico de música e claro guitarrista, cantor e compositor que sofre por incrível que pareça de dislexia cronica, pode???
Diante de tudo isso Billy Childish só poderia estar na lista dos meus heróis do rock.
A cada cinco anos mais ou menos Billy Childish muda de banda e cria algum projeto novo.
Em 2006 ele terminou com a garageira Buff Medways e montou o trio Wild Billy Childish & The Musicians of The British Empire e lançou um single com as músicas "Punk Rock At The British Legion Hall" e "Joe Strummers Grave"(esta última uma homengem ao falecido ex-Clash Joe Strummer).

Esta semana está saindo no Reino Unido o álbum de estréia da banda, apesar do titulo e das referencias das músicas o som da nova banda de Billy Childish faz aquele mesmo som das bandas de garagem dos anos sessenta, essas são as verdadeiras raízes do punk, que Billy Childish se refere em suas canções.
Trabalhando intencionalmente com aquela mesma sonoridade que eu ouvi em 82 no segundo álbum dos Milkshakes, Billy Childish continua sendo um dos músicos mais originais e criativos há mais de 25 anos.

10 comentários:

esquizofrenia disse...

Vi os Buff Medways em 2005 na parte de trás de um pub que ficava a uns 5 minutos a pé daonde estava em LOndres (na casa do Marcio). E realmente, a aparelhagem é toda pra lá de vintage e da própria da banda. Nesse mesmo dia tocou os Armitage Shanks, outro grande nome da tosqueira sonora. O minúsculo pub ficou entupido de gente, pelo que entendi, o Billy sempre tocava por ali. Genial!

Alexandre disse...

Eu tinha um K7 com coisas do Billy mas, o diacho se deteriorou faz um tempo ! Caiu no esquecimento e nunca mais fui atrás de nada deles.

Kid, você desenterra estas preciosidades e eu fico me sentindo um velhão ! :-)

Seguí os seus conselhos e comprei o The Ponys... ...e, como não resistí, comprei também um álbum do Thermals.

Alexandre disse...

Kid, seguí aquela indicação do The Ponys que você deu por aqui ! Que álbum sujo ! Muito bom mesmo ! Eu acrescentaria naquela sua resenha um quê de The Cramps.

Agostine disse...

ae kid, ótima resenha. mas só corrigindo um detalhe mínimo; pop rivets foi uma banda anterior aos milkshakes (no final de '70), em que o b.childish apenas cantava ;)

John's Cache disse...

I was at that gig with the Milkshakes and Link Wray. Do you remember the date? Are you sure it was 1983?

kid vinil disse...

All that i remember about this gig is that was at the electric ballroon in candem, i´m not sure about the date and the year. I know that i still got the ticket but i´ll try to find it to confirm.

John's Cache disse...

Ha, thanks, I'm trying to find references to all the gigs of my youth online and have seen many of them turn up in band and personal gig lists. I went to this show specifically to see the Milkshakes and was not surprised to see them set up on the small stage on the side, with their lo-fi approach. I think it might have been 1984 because I have a notebook with all the shows I saw in '83 and it's not in there...I returned to London in '84 - I think it was in late '84 -maybe!

Anônimo disse...

Hello guys!

I was there too, it was in 1984, that's for sure, but I can't remember the date neither...


What a great evening...

Cheers,
Chris, Switzerland

Anônimo disse...

Hello guys!

I was there too, it was in 1984, that's for sure, but I can't remember the date neither...


What a great evening...

Cheers,
Chris, Switzerland

Anônimo disse...

Hello guys,

I was there too!

Can't remember the date neither, but it was in 1984, that's for sure.

What a great evening...


Cheers,
Chris, Switzerland