24 março 2007

DOLL BY DOLL

Sabe aqueles discos que voce tem orgulho de ter na sua coleção e tem por ele um carinho especial há anos, pois é, o álbum "Remember" do Doll by Doll é um deles.
Comprei esse vinil em 1980 por recomendação da revista inglesa Zig Zag, eles viviam citando-os como a melhor banda inglesa que aparecia naquele fim de decada.
O mais interessante é que indiferentes a tudo que acontecia naquela epoca o Doll by Doll era uma banda com muito estilo. Não eram punks, não eram new wave e nem podiam ser classificados como pós punk, mas na falta de outra definição alguns críticos os citavam como pós-punks.
Na verdade a banda era uma conjugação de estilos da decada de 60 e 70, com influencias de Traffic, Love,John Cale, Mobby Grape e Family.
Em 1979 o Doll by Doll estava estampado em todos os jornais e revistas do rock ingles sendo aclamados pela critica como a banda que mudaria a cara da musica pop e fatalmente mudaria o mundo.
Sim, esse era o poder do Doll by Doll, que eu mesmo imaginei quão grandes eles se tornariam no futuro, talvez teriam se tornado superstars como U2, Simple Minds ou Dire Straits.
O lider da banda era o escocês Jackie Leven, guitarrista e um dos mais celebrados compositores do underground britanico até hoje.
Mas o futuro do Doll by Doll não foi como todos pensavam na epoca, Jackie Leven mergulhou na praga da heroína e fez apenas mais tres grandes álbuns com o Doll by Doll até a banda se dissolver em 1983.
Dois álbuns do Doll by Doll de 1979 são considerados clássicos perdidos do final da decada de 70
"Remember" e "Gypsy Blood".
Lembro que na epoca a Zig Zag elegeu como as duas melhores músicas de 79 "Palace Of Love" do álbum "Remember" e "Teenage Lightning" do álbum "Gypsy Blood".
Julian Cope (ex Teardrop Explodes) falando do álbum "Remember" diz que em 1979 leu uma entrevista de Jackie Leven do Doll By Doll no jornal Melody Maker onde ele dizia que a banda toda tomava muito LSD enquanto gravavam "Remember" e conversavam com os mortos.
Julian Cope diz que depois de ler isso correu imediatamente pra comprar o álbum e sentiu que essa era uma banda promissora.
Realmente o Doll By Doll poderia ter mudado o curso da música pop nos anos 80, mas Jackie Leven, preferiu o anonimato e depois do Doll By Doll recuperado da heroína teve uma respeitada carreira solo.
Depois de "Remember" e "Gypsy Blood" de 1979, eles lançaram ainda o álbum "Doll By Doll"(1980) e "Grand Passion" (1982).
Hoje, passados 28 anos finalmente esses quatro discos do Doll By Doll estão sendo reeditados em CD, era uma parte da história do rock ingles que precisava ser resgatada.

8 comentários:

Katacultura disse...

Oi Kid, tudo na paz?! Baixei os dois primeiros álbuns e são muito legais. Grande dica. Tu curte 120days e New Violators? Achei as duas bandas legais.
Abração
rogério

Jeremy disse...

Tenho poucos vinis mas alguns dos que tenho com muito carinho são o Siamese Dreams do Smashing e o Pablo Honey do Radiohear. Em cd o que tenho mais carinho é o meu Glong Gló da Björk.

ndlevy disse...

OI Kid. Por acaso sabes onde posso baixar os cd's de Doll by Doll ? Tive oportunidade de escutar alguns temas e gostaria de obter todos os cd's.

kid vinil disse...

sinceramente não sei levy, por incrivel q pareça do Doll by Doll caiu no esquecimento, e só agora lançaram e cd, eu pedi os meus, caso vc queira quando chegarem eu te faço uma cópia, abs

Leonardo disse...

Kid, adoro historias do rock de bandas que poderiam ter se tornados gigantes mas, que por algum motivo, não foram.
Não conhecia Doll by Doll, prometo ir atras.

Particularmente achei esse um dos melhores posts do blog, ficou uma narrativa meio que de livro.

Abração!

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

kid, gabriel, que trabalhou contigo na brasil!! não sabia que vc tinha um blog, cara. mto massa. ah, aquele esquema london - sp ainda rola, se quiser! meu amigo deve vir no meio do ano...

outro dia perguntei de vc pro osmar. aparece um dia lá na rádio! eu não estou lá, mas morando ali perto, é tranqüilo dar uma passada. aquele abraço!

Fábio Pires disse...

Olá Kid.Eu já ouvi falar dessa banda há pouco tempo atrás, mas não houve nenhum comentário positivo ou negativo.Penso que bandas não precisam se tornar grandes para obter status ou respeito, talvez foi até muito bom que o Doll by Doll tenha ficado no anonimato mesmo, acho que enobrece o trabalho de seus integrantes.Vou buscar esses trabalhos via Inglaterra.Obrigado pela ótima sugestão.