06 fevereiro 2007

VAN MORRISON - THE WHO - ST2


Finalmente a postagem sobre a gravadora ST2.
Não é muito comum falarmos de gravadoras e principalmente de dvds. Em geral os blogs comentam mais cds que dvds.
Mas esses valem e muito a pena serem comentados. A começar pela gravadora ST2 que é uma das que eu mais respeito nesse país.
Na decada de 90 dois amigos e conhecedores de música, Cláudio e Alexandre decidiram montar uma gravadora pra lançarem coisas interessantes da música pop e que faziam falta no nosso mercado. Começaram tímidamente lançando títulos do selo Castle Music e também investindo em artistas nacionais como Edgard Svcandurra e seu Benzina e Funk Como Le Gusta. Em seguida assinaram com o selo Eagle Music e ainda na época das fitas VHS lançaram os primeiros titulos, a principio os documentários making off de classic albuns como "Who´s Next", "The Joshua Tree" do U2 e "Catch a Fire" de Bob Marley entre outros. Vieram os dvds e daí o catálogo começou a crescer com shows ao vivo dos Doors, Alice Cooper,Beach Boys,Ike & Tina Turner, etc.. Aos poucos a ST2 se tornou um dos nossos melhores catálogos de rock,pop, jazz, blues e até erudito.
De uma conferida no www.st2.com.br , pois ali está concentrada uma boa parte da história do rock desde seus primórdios como a série "Ed Sullivan´s Rock and Roll Classics".
Dois dos dvds que eu mais aguardava pra serem lançados este ano são Van Morrison "Live At Montreux" e The Who "Live at Isle of Wight Festival 1970".
Qual não foi minha surpresa quando o pacote com os dois dvds chegou lá em casa esta semana.
A série "Live At Montreux" tem títulos espetaculares, como Rory Gallagher,Dr.John, James Brown,Marvin Gaye, Johnny Cash e uma gama de artistas importantes em apresentações memoráveis.
Quando soube da existência desse dvd de Van Morrison ao vivo em Montreux fiquei no maior desespero em vê-lo, pois nunca tive a oportunidade de assistir Van Morrison ao vivo.
Considero o cara um dos meus grandes ídolos desde a decada de 60 quando Van Morrison fazia parte da banda Irlandesa Them, que nos trouxe hits como "Gloria" e "Here Comes The Night".
No final da decada de 60 Van Morrison deixa o Them e parte pra sua brilhante carreira solo.
Este dvd mostra dois shows diferentes de Van Morrison em Montreux, o primeiro foi gravado em 1974 e traz Van Morrison acompanhado por um trio de grandes músicos como o batera Dallas Taylor, que fez parte de uma obscura e cultuada banda do selo Elektra Records chamada Clear Light na decada de 60,também tocou com Crosby, Stills, Nash & Young em Woodstock e no álbum "Deja Vú". O tecladista era Pete Wingfiled que tocou com os Everly Brothers e Paul Mc Cartney, entre outros e pra completar Jerome Rimson, um experiente baixista americano. Van Morrison toca guitarra, sax e gaita nesse show.
O segundo show é de 1980 e Van Morrison se apresenta com uma banda maior, assim como o repertório também é mais extenso e diferente do show de 74 ele inclui alguns de seus grandes sucessos no set list.
É mais que prazeiroso vê-lo tocando clássicos como "Wild Night" do álbum "Tupelo Honey" de 1971, "Ballerina" de um de seus melhores discos "Astral Weeks" de 1969 e ainda "Listen to The Lion" de outro grande disco "St Dominc´s Preview"de 72.
Também muito aguardado o dvd The Who "Live at Isle of Wight Festival 1970" é mais que um registro histórico.
O festival da Ilha de Wight em sua edição de 1970 reuniu mais de 600 mil pessoas, nele se apresentaram grandes nomes como Jimi Hendrix, Ten Years After, Free e The Who.
O The Who subiu ao palco às duas horas da manhã do dia 30 de agosto de1970, com John Entwistle, o baixista usando sua malha de caveira, que acabou sendo imitado por bandas de rock de várias gerações. Pete Townshend com seu macação branco de frentista e sua guitarra Gibson SG que só faltava falar, Roger Daltrey com sua jaqueta de franjas e cantando como ninguém e Keith Moon discreto de camiseta branca, mas não era preciso mais nada, pois o que ele tocava, dava impressão que não era desse planeta, nenhum baterista na face da terra conseguirá superar Keith Moon, ele era único.
O show do Who começa com hits como "I Can´t Explain", "Summertime Blues" "My Generation" e "Magic Bus", depois eles tocam na íntegra a ópera rock Tommy.
É um show de arrepiar e um marco na história do rock, porisso meus caros dêem uma passeada no site da St2 e se possivel assistam a esses dois dvds, pois eles mostram uma parte importante da história da música pop.

Um comentário:

Gilberto disse...

Uma pena que esses DVDs sejam meio caros na época de lançamento. O do Marvin Gaye eu já vi que entrou em promoção em algumas lojas. Esse vai ser o 1o que vou pegar!