03 fevereiro 2007

PANDA BEAR




Panda Bear, também conhecido por Noah Lennox é integrante do Animal Collective, grupo formado em 2000 em NY. Me apaixonei pelo Animal Collective em 2005 quando ouvi o EP
"The Prospect Hummer", gravado com a participação da cantora folk britanica Vashti Bunyan, que alíás merece um parênteses nesse momento para uma recomendação de um dos melhores e mais cuiltuados álbuns da folk music britânica. Em 1969 Vashti lançava "Just Another Diamond Day", um disco que mais tarde se tornaria uma das raridades mais colecionáveis do gênero. Em 2000 finalmente esse clássico saiu em cd, que conta com a participação de membros da Incredible String Band e do Fairport Convention.
Vashti Bunyan fez sómente este disco e depois saiu da cena pra cuidar de sua família na Irlanda.
Incentivada pela galera do selo Fat Cat que lança os discos do Animal Collective ela voltou a gravar em 2005 e lançou o álbum "Lookaftering". Acima abrindo a postagem, a capinha do clássico "Just Another Diamond Day".
Voltando ao Animal Collective fiquei mais surpreso ainda quando ouvi o álbum "Feels" lançado em Outubro de 2005, pra mim um dos melhores discos daquele ano.
Essa mistura de folk, psicodelia e muito experimentalismo feita pelo Animal Collective me fascina.
Panda Bear lançou em 2004 seu primeiro projeto solo chamado "Young Prayer", seu segundo solo sáirá em breve e leva o título "Person Pitch".
A primeira audição me fez pensar até numa brincadeira e comparação bem saudável, como se ele dissesse "Brian Wilson baixou lá em casa, tomamos um ácido juntos e fizemos esse disco".
É incrível como a sonoridade remete a era Pet Sounds dos Beach Boys, aliás pra muitas dessas novas bandas pode ser considerado o disco mais influente de todos os tempos.
Mas ouvindo melhor senti que o disco vai muito mais além nas referencias e tem muito de Mike Heron da Incredible String Band, outro ídolo de Noah.
Assim como "Feels" do Animal Collective, esse "Person Pitch" de Panda Bear já tá na minha lista dos melhores.


Um comentário:

Katacultura disse...

Oi Kid,
Bem legal o Panda Bear( baixei e gostei). O radio moscow é muito bom mesmo. Passei boa parte do final de semana escutando um clássico esquecido( pelo menos para mim): STONE THE CROWS. Que baita banda!
Tu já ouviu Winterkids?
Abração