02 fevereiro 2007

EXPLOSIONS IN THE SKY

Como fã de rock progressivo, jazz rock, kraut-rock e post-rock sempre me liguei em música experimental.
Desde garoto aprendi a gostar de Frank Zappa, Neu, Faust, Can e King Crimson.
Entender a obra de Zappa e Captain Beefheart confesso não é muito simples pra quem tá habituado a ouvir o pop mais assimilável. Mas sempre tomei isso como um desafio e isso me ajudou bastante a entender uma série de tendencias da música pop.
O Explosions in the Sky é um desses casos de música instrumental e experimental. um quarteto texano que já existe desde 2001 e em breve estará lançando seu novo CD "All of a Sudden I Miss Everyone" (capa acima).
O Explosions in the Sky pertence a essa geração post rock experimental de onde podemos destacar os canadenses do Godspeed You Black Emperor e os escoceses do Mogwai.
Interessante que nesse novo disco o Explosions in The Sky trabalha uma sonoridade absolutamente progressiva. Quando comecei a ouvir as músicas desse novo cd imediatamente me vieram à cabeça dois discos clássicos da era progressiva, primeiro foi "Tubular Bells" de Mike Oldfiled, uma obra prima lançada em 1973.
Em seguida uma série de efeitos e a maneira que os instrumentais vão crescendo me lembraram "Tales from Topographic Oceans" um álbum duplo do Yes, que eu considero outra obra prima da era progressiva, lançado em 1974.
Isso me fez gostar mais ainda desse novo disco do Explosions in the Sky, pode ser até que eu tenha exagerado nas referencias, mas com certeza eles devem ter ouvido esses dois clássicos progressivos.

3 comentários:

Gilberto disse...

Haha, eu, que já fui um grande crítico do estilo, ando numa fase de rock progressivo de dar medo. Anotei o nome desse disco do Yes e pretendo ir atrás dele nos sebos da cidade. Se vc puder passar mais dicas de clássicos álbuns do prog que podem ser encontrados nos sebos eu agradeço. Abs!

Katacultura disse...

oi kid, como vai?!
colocaria mais um entre os clássicos progressivos: Pawn Hearts do Van Der Graaf.
tu gosta do winterkids? e the hedrons?
o primeiro gostei, muito bom, e as meninas do hedrons achei legal, mas ainda falta um pouco mais de sal.
Abração
rogério

Igor & Karine disse...

showwwwwwwww

valeu kid