07 janeiro 2007

The View - A incansável busca do pop perfeito

De uns dois anos pra cá a cena musical inglesa foi invadida por uma enxurrada de bandas que tentam fazer o pop perfeito ou mesmo resgatar o power pop da decada de 80 com referencias do punk de 77 e do Britpop.
A lista dos mais bem sucedidos pode ser encabeçada pelo The Automatic, seguida pelo, Subways, The Kooks, Fratellis, Boy Kill Boy, Hard-Fi e The Ordinary Boys. Ainda tem os que não conseguiram chegar lá, Milburn, Dead 60s, The Holloways, The Rifles, Morning Runner, Dogs, The Departure, The Paddingtons, Johnny Panic, The On-Offs, Louie, Humanzi e Little Man Tate.
A maioria deles já lançaram seus cds de estréia entre 2005 e 2006, Outros como Little Man Tate, On-Offs, Louie e Humanzi devem lançar ainda este ano, por enquanto só estão nos singles.
O que acontece com essas bandas é que geralmente começam lançando bons singles e depois na hora do album pisam na bola com o repertório. Em geral incluem seus singles, mas o restante das músicas não tem o mesmo impacto de seus compactos.
Foi assim com The Rifles, The Paddingtons, The Departure, Milburn e The Dogs.
Não são discos totalmente fracos, mas pecam pela falta de boas músicas que segurem um album de pelo menos doze faixas.
É muito difícil pra uma banda fazer um disco com pelo menos dez faixas com potencial de se tornarem hits.
Mesmo os melhores discos de 2006 como Arctic Monkeys não tem 10 hits no disco, da mesma forma o Franz Ferdinand em 2005, mas pelo menos conseguiram um punhado de boas músicas para um CD.
Esse é o segredo de certos discos, vejam o primeiro do Strokes, quase todas as faixas eram candidatas a hit. Mas, nem sempre a banda consegue manter esse padrão de qualidade, realmente é uma tarefa difícil, mas o importante é pelo menos ter alguns hits a cada disco.
Toda essa introdução foi para falar do cd de estréia de outra banda de pop inglesa o The View, que lança no final deste mês de janeiro o álbum de estréia "Hats Off To The Buskers".
Depois de tres bem sucedidos singles o The View aparece com um álbum bem consistente, repleto de canções que misturam power-pop, britpop, punk 77 e muita influencia sixties inevitáveis pra quem ouviu muito Kinks, Beatles e Small Faces.
O Cd traz 14 faixas, mas claro que nem todas tem potencial pra serem hits, mas acredito que pelo menos metade delas podem virar singles.
Só resta agora eles receberem o aval da critica especializada, pois até então eles foram os queridinhos do jornal New Musical Express, fico ancioso pela crítica do album e saber se eles receberão pelo menos uma nota 8 pra se tornarem o Automatic de 2007.

6 comentários:

Katacultura disse...

OI Kid. infelizmente o que tenho para troca não deve ter interessar, pois são cds de algumas bandas independentes nacionais( sapatos bicolores, tom bloch, continental combo). Se aparecer algo que te interesse e tu ainda tiver o noisettes te aviso. Muito bom o Pigeon Dectetives. Tu ja ouviu o Mr Hudson and the libary? Ouvi e achei legal. um abraço

Paulo X disse...

Oi Kid!

Vc lembra de uma coletânea organizada por ti lá pelos anos 80, chamada "New Wave Times"???

Estou procurando -- mas não acho em lugar algum -- a faixa do Berlin, "Over 21"... Onde posso encontrá-la???

Legal seu blog!

kid vinil disse...

é paulo essa coletanea vc vai ter q procurar pelos sebos.
não sei se esse berlin saiu em cd, mas não vai ser muito fácil, eu só tenho os vinis e não me desfaço, se souber de algum lugaar q tenha te aviso. abs kid

vademoderno disse...

buen blog, lo visitaré con frecuencia, un saludo...

Paulo X disse...

Kid,

Felizmente, a coletânea não vou precisar procurar, pois a tenho, desde 1984, mais ou menos... :)

Todas as bandas que gosto ali consegui baixar -- The Chords, Purple Hearts, Headboys... Faltou só o Berlin -- sobre quem quase não consegui informações nem mesmo no Allmusic Guide...

Fernando Tavares disse...

Olá, Kid Vinil

Meu nome é Fernando. Passeando pela Internet, cheguei até seu blog. Gostaria de lhe deixar um grande abraço, pois vc é um dos ícones daquela que foi, com certeza, a melhor década musical (em vários estilos). Sou muito fã da sonoridade e musicalidade dos anos 80, e vc também é responsável por tudo aquilo!!! :)

Gostaria de lhe apresentar o trabalho da minha banda, Porão 365. Mas como não quero tomar (mais) espaço aqui no seu blog, deixo o link para o nosso site. Se vc se interessar, lá tem tudo sobre a banda (downloads, videos, release, agenda, links para vídeos no Youtube, etc). O site é http://www.porao365.com.br

Saúde, paz, e um feliz 2007!

Fernando Tavares
http://www.fotolog.com/fer_tavares