21 janeiro 2007

THE HOLD STEADY VERSUS BRUCE SPRINGSTEEN

















De uns anos pra cá muitas bandas andam usando como referência os primeiros trabalhos de Bruce Springsteen na decada de 70. Muita gente conhece Bruce através de seu estouro comercial na decada de 80 com "Born in The USA", mas esquecem que Bruce na decada de 70 era infinitamente superior musicalmente. Seus três primeiros álbuns, incluindo o espetacular "Born To Run" são verdadeiras obras primas. Bruce era acompanhado pela fabulosa E Street Band, que trazia entre outros o saxofonista Clarence Clemons, que aparece ao seu lado na capa de "Born to Run".
Uma das primeiras bandas dessa leva de novas bandas americanas dos anos 90 a usarem o som de Bruce Springsteen como referência foi o grupo da Philadelphia chamado Marah. Formado em 93 o Marah já lançou 7 álbuns, e ainda mantém em suas raízes a influência Springsteen e muito do Replacements ( outra cultuadíssima e influente banda de Minneapolis nos anos 80 liderada pelo excelente Paul Westerberg).
Até mesmo os consagrados The Killers citaram recentemente Bruce Springsteen como uma forte referência no novo trabalho "Sam´s Town" e isso faz realmente sentido se ouvirmos com atenção a música "When you were Young".
Como a fonte Bruce Springsteen e Replacements nunca vai secar, em 2001 aparece em NY o grupo The Hold Steady.
No ano passado notei que o novo disco deles "Boys and Girls in América" tinha aparecido em várias listas de melhores do ano, mesmo tendo sido lançado no final de 2006.
O lider da banda Craig Finn é de Minneapolis e na decada de 90 tinha uma banda indie chamada Lifter Puller que gravou três cds independentes. Em 2000 Craig mudou pra NY e montou o grupo The Hold Steady.
Incrível como o vocal de Craig lembra Bruce Springsteen, fiquei impressionado quando na semana passada eles apareceram no programa de David Letterman.
Uma super banda que tem nas suas influências não sómente Bruce Springsteen, mas também ecos de Psychedelic Furs, classic rock e ainda Replacements e Husker Du.
O Hold Steady lançou seu primeiro cd em 2004 "Almost Killed Me", depois veio "Separation Sunday"( 2005) e agora "Boys and Girls in America" vem confirmar o talento dos garotos.

2 comentários:

Leonardo Ferlin disse...

Hold Steady=)
Tambem fui conhecer só depois de ver que o cd dos caras estavam em todas as listas de melhores de 2006.

Ótima influencia por sinal, é bom sugar de quem conhece =)

Katacultura disse...

Ouvi o cd do Hold Steady e achei legal, mas não chegou a me impressionar. Este final de 2006/ início de 2007 está com ótimos cds que acabam ofuscando Boys...
Abração