26 dezembro 2006

A MELHOR BANDA DE 2006



GUILLEMOTS

Não é simplesmente pelo fato deles contarem com um guitarrista brasileiro na sua formação, o nome dele é MC Lord Magrão.
Na verdade quando ouvi o Guillemots pela primeira vez foi em 2005 quando a Rough Trade me mandou de presente um promo da gravadora Fantastic Plastic Records e nele tinha uma música do Guillemots, fiquei apaixonado pelo som dos caras. Em seguida o Fernando Kaida do Pop Link do Uol me deu o primeiro single deles "Made Up Love song #43".
Até então nem sabia que o guitarrista era brasileiro, quando lançaram o segundo single "Trains to Brazil" é que fiquei sabendo da associação da música com o assassinato do brasileiro Jean Charles no metro de Londres e que a banda tinha um guitarrista brasileiro.
A capa do single " Trains to Brazil" traz um garoto correndo, meio que insinuando a cena de Jean nos corredores do metro.
Depois veio mais um single "We´re here", que na versão do compacto abre com uma criança dizendo em portugues "Mas o mundo não acabou, de qualquer forma..."
O álbum de estréia "Through the Windowpane" foi indicado para o mais importante premio da industria fonografica inglesa, o Mercury Prize. Não ganharam, mas só essa indicação já deu a eles o selo de qualidade de um dos discos do ano.
Como se não bastassem os singles espetaculares e o album de estréia lançados durante o ano de 2006, no final do ano eles lançaram um EP de quatro músicas inéditas gravadas ao vivo chamado "Of The Night".
Não quero fazer nenhuma rasgação de seda em cima da banda, simplesmente na minha opinião esse é um dos melhores discos de 2006 e também a melhor banda. Tá muito dificil publicar uma lista dos melhores, pois a cada instante eu tenho um disco pra ser primeiro lugar dessa lista.
Realmente 2006 foi um ano fabuloso em termos de bandas novas e lançamentos de qualidade. Acho que tenho uma lista de pelo menos 20 bandas que eu daria primeiro lugar, mas nesse momento fica pro Guillemots.

3 comentários:

Katacultura disse...

Oi Kid, muito massa seu blog. tu já escutou o Tap Tap? E o Noisettes? São duas bandas bem legais. Tenho um blog em que comento o que estou ouvindo. Se der dá uma passada lá(www.katacultura.blogspot.com) e faz um comentário.
Abração

kid vinil disse...

katacultura
Valeu pelo comentário, com certeza conheço as duas bandas, inclusvie o Noisettes é uma das minhas favoritas dessa nova geração inglesa. Tenho todos os singles deles pela transgressive, inclusive um deles tenho repetido, se te interessar...
já consegui o cd de estréia e tá muito bom! abs kid vinil

Vern disse...

Concordo e assino embaixo, Kid! Parabéns pelo bom gosto, que só poderia vir mesmo de alguém com tamanha percepção e sensibilidade.