23 novembro 2006

Singles do selo Dandelion de John Peel


John Peel's Dandelion - the Complete Singles 1969 - 1972 [Box set]

Isso é uma jóia rara editada pelo selo ingles Cherry Red.

Ao lado de Alan Freed eu considero John Peel o maior DJ de todos os tempos e no ano de 1969 ele resolveu montar seu proprio selo o Dandelion.

A gravadora durou apenas tres anos e por incrivel que pareça teve apenas um sucesso em single com a banda Medicine Head.

Na sua lista de artistas contratados aparecia até gente famosa como o ícone do rock and roll Gene Vincent que lançou pela Dandelion suas ultimas gravações antes de sua morte em 1971.

Nessa coletanea de singles existem coisas fantásticas que inexplicavelmente ficaram no anonimato na epoca e passaram despercebidas. Pena, pois se esses talentos aparecessem nos dias de hoje com todo hype de imprensa, internet etc.. tudo seria mais fácil.

A cantora folk Bridget St John foi uma descoberta de John Peel, uma grande interprete folk, comparada com June Tabor e Buffy Sainte-Marie.

Uma banda bastante injustiçada na epoca e que aparece em algumas faixas nessa coletanea é o Stack Waddy, os caras faziam um estilo blues e R&B, que sempre fascinou John Peel.

Outros nomes que aprecem nessa coletanea tripla são Tractor, Kevin Coyne, Supersister e Clifford T Ward.

Numa epoca em que estão relançando as memoráveis Peel Sessions, essa coletanea foi um grande resgate em homenagem a John Peel, repito "o melhor DJ de todos os tempos".

3 comentários:

Eduardo Makoto disse...

Kid, se vc considera John Peel referência tenho que te dizer que a minha referência como radialista é você. Eu tinha como um dos meus grandes tesouros na época uma BASF Ferro (lembra?), gravado em meu National 3 em 1 com um especial Velvet Underground que você fez na rádio. Até então só tinha lido sobre o Velvet na Bizz, sabia de toda a história da banda, como eles influenciaram as minhas bandas favoritas da época e tal. Mas nunca tinha tido a oportunidade de escutar a música em si. Sabe como era difícil na época sem soulseeks da vida. Na verdade a primeira vez que ouvi Velvet acho que foi no show do New Order no ibirapuera, mas só vim a saber que era Sister Ray do velvet na matéria da Bizz... Acompanho sua andança como fã desde a época do Splish Splash, Som Pop, sua parceria com a Studio Tan / Sub Pop, MTV Lado B, Trama, Brasil 2000. Não esqueço a primeira vez que ouvi Venus in Furs... Tenho que te agradecer. Um abraço e minhas homenagens !

themusicilike disse...

Kid,
queria só deixar um toque para quem quiser conhecer um pouco dos trabalhos que Peel lançou pelo selo Dandelion. No meu blog The Music I Like eu postei o disco "Dandelion Rarities Vol.1". O link direto para o post é este:
http://themusicilike.blogspot.com/2006/11/john-peel-funda-seu-prprio-selo.html
abraços!

Anônimo disse...

Aprendi muito